PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL 2019

Economia

Prêmio Líder Empresarial 2019: Fernando Ronchi - Unimed Vitória

O Diretor-Presidente da Unimed Vitória foi escolhido pelos leitores do Folha Vitória nas categorias Líder em Hospitais e Líder em Planos de Saúde

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O ato de cuidar envolve amor e humanização. É dessa forma que Fernando Ronchi, Diretor-Presidente da Unimed Vitória, se dedica a gerir 2.500 colaboradores, 2.500 cooperados,  inúmeros prestadores de serviço e parceiros, e um universo de mais de 340 mil clientes. 

Casado há 35 anos, e pai de um casal de filhos, o Dr.Fernando não viu nenhum dos dois seguir o seu caminho profissional, mas serviu de inspiração para três sobrinhos, fato que o deixa completamente realizado. Mas o médico também possui outra paixão profissional: a sala de aula. Dessa forma, exerce há 44 anos a propagação do saber em diversas instituições do Espírito Santo. Somente na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) são 34 anos de sala de aula.

Mas não é somente o jaleco branco que move o Dr. Fernando não. Uma vez por ano, nos últimos 20 anos, ele faz questão de trocar a roupa branca por uma vermelha. Dessa forma, se torna Papai Noel e leva presentes e alegria para pacientes do Hospital Infantil de Vitória. Assim, com a ajuda de um grupo de amigos, presenteia e deixa o sorriso no rosto de mais de 200 crianças. 

Foto: Divulgação

Nos momentos livres, curtir o clima de montanha em Pedra Azul, na Região Serrana do Espírito Santo, está entre as prioridades. É assim que ele garante recarregar a energia: estando próximo da natureza, da família e dos amigos. A maior prova disso é que entre as viagens inesquecíveis estão a África do Sul e a Austrália, países reconhecidos pela beleza natural. 

Eleito este ano para estar à frente da presidência da Unimed Vitória, Fernando Ronchi foi, anteriormente, diretor Administrativo-Financeiro da cooperativa por quatro anos. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fernando Ronchi é PHD em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, foi professor do MBA de Sustentabilidade da Fucape Business School; membro do Conselho de Administração da Acacci; consultor da Área de Saúde e Meio Ambiente; diretor e presidente do Conselho de Administração da UNIO; e membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do Conselho Federal de Medicina.

Perspectivas para o futuro do setor de atuação?
A Unimed Vitória é hoje um dos destaques entre as Unimeds do Brasil, inclusive recebe inúmeros prêmios por isso. A perspectiva é de garantir, em nossa gestão, que a cooperativa continue oferecendo uma bem estruturada rede de Recursos Próprios, com eficiência e qualidade. Para isso, nosso radar está ligado 24 horas por dia, com atenção total às oscilações do mercado e às oportunidades de desenvolver novos produtos ou mesmo aprimorar o que já temos. Dessa forma, mesmo com a instabilidade do cenário político e econômico do Brasil, trabalho para que a Unimed Vitória mantenha sua credibilidade e avance cada dia mais nos cuidados com o cliente.

Pontos moeda