PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL 2019

Economia

Prêmio Líder Empresarial 2019: Luciano Machado -Machado, Mazzei e Pinho

O advogado foi o vencedor do Prêmio Líder Empresarial na categoria Líder em Escritório de Advocacia com 36% dos votos

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O fato de Luciano Machado ser um dos mais respeitados e admirados advogados do Espírito Santo não é novidade para ninguém. O que poucos sabem, principalmente aqueles amigos mais próximos, é que o sócio da Machado, Mazzei e Pinho é um verdadeiro apaixonado pelo tênis. 

Com algumas partidas de Grand Slam no currículo, deixando bem claro, como espectador na arquibancada, Luciano repete, com certo sucesso,  as proezas dos ídolos do esporte em quadras de saibro de Vitória a Guarapari. Inclusive com alguns troféus no currículo. 

Casado e pai de um filho, que orgulhosamente seguiu a carreira de advogado, Luciano Machado é detalhista, organizado, determinado e focado em resultados, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. Mas antes do escritório, praticamente todos os dias, faz questão de se exercitar na academia ou mesmo em um focado passeio de bike, outra grande paixão.

Mas até na hora de relaxar o advogado faz questão de ler, e ler muito, obras jurídicas, sobre liderança e voltadas para o mundo dos negócios. É dessa forma, e através da participação em congressos e seminários, que mantém a atualização profissional como parte da rotina.

Foto: Divulgação

Formado em Direito pela Ufes, Luciano Machado é mestre em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela OAB-ES, vice-presidente do Conselho de Administração do Ibef-ES, membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados da OAB e membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB. 

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder?
O líder deve ter a capacidade de inspirar e passar confiança aos seus colabores. O líder é aquele que toma decisões e assume a responsabilidades por elas. Assim, coragem e determinação são características do verdadeiro líder. E, no exercício de suas atividades, sabe enfrentar e dar soluções aos problemas.

Como avalia o setor de atuação?
Estima-se que o Brasil já ultrapassou a marca de um milhão e cem mil advogados. O bacherado em Direito é um dos cursos mais oferecidos em todo o país, com mais de 1400 (mil quatrocentas) faculdades. No Espirito Santo, há mais de 30 faculdades, cada uma formando em média 100 alunos por ano. Evidentemente, o mercado de trabalho não tem como absorver todo esse pessoal que se forma. A oferta de profissionais é muito maior que a demanda, mesmo se consideramos os concursos públicos ligados a área do direito. Além disso, o setor da advocacia, como nas demais áreas de conhecimento, está sendo fortemente impactada pelo avanço tecnológico, ainda mais influenciado pela inteligência artificial. Muitos serviços básicos feitos por estagiários e advogados serão substituídos, em um futuro próximo,  por “robôs”. Mas isso não significa o fim da profissão do advogado, mas uma grande mudança no setor.

Pontos moeda