CORONAVÍRUS

Economia

Vale a pena antecipar o 13º salário? Confira os prós e contras!

Especialista orienta o trabalhador a antecipar o pagamento somente em casos de extrema necessidade

Foto: Agência Brasil

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros, tem buscado formas de complementar a renda para quitar as dívidas. Muitas empresas dão a opção para o funcionário antecipar o pagamento do 13º salário junto com as férias. Mas, será que vale a pena recorrer a este crédito antes do fim do ano Especialistas apontam os prós e contras da antecipação.

O diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel Ribeiro de Oliveira, orienta o trabalhador a antecipar o pagamento somente em casos de extrema necessidade.

Miguel explica que o abono é importante para reforçar o orçamento no fim do ano, quando há maior concentração de gastos e também é uma reserva para pagar as contas de janeiro.

A educadora financeira Teresa Tayra concorda com Miguel e acrescenta:

“Vale a pena solicitar o adiantamento quando você já tem uma certa organização financeira e consciência de que não vai precisar do dinheiro para arcar com as compras extras de fim de ano e de janeiro.” Teresa também pondera que muitas pessoas acabam resgatando o dinheiro para saldar problemas recorrentes, como quitar dívidas do cartão, por exemplo, sem mudar seu comportamento de consumo.

A planejadora financeira, Rejane Tamoto, pontua que é preciso administrar muito bem o uso do 13º salário. Segundo ela, o dinheiro ficaria rendendo até o fim do ano, antes de ser usado para fazer frente às despesas desse período.

Ela destaca, a importância do trabalhador reorganizar o orçamento, ajustar as despesas à renda e começar a poupar, mesmo que pouco, para chegar no fim do ano com fôlego.

Seguem algumas dicas dos especialistas sobre a antecipação do abono salarial:

• Anote em planilha, caderno ou aplicativo todos os recebimentos e as despesas de forma detalhada. É preciso computar até os gastos que julga insignificantes: cafezinho, docinho etc.;

• Mapeie seus gastos e aproveite para cortar despesas desnecessárias. Se gasta mais do que ganha, liste algumas ações para podem ajustar a melhorar o orçamento antes mesmo da solicitação do abono;

• Faça uma lista do que poderia ser feito com o valor antecipado. É algo urgente que precisa ser comprado? Ou seria para suprir desejos imediatistas?

• Imagine o final do ano sem o valor. Você tem outras fontes para os gastos extras de Natal e para arcar com as contas início de ano (IPTU, IPVA, matrícula e uniforme escolar)?

• Nos últimos anos, você tem feito as antecipações sem nenhum tipo de planejamento, e acabou se apertando no início do ano?

“Se ainda assim for necessário contar com parte do valor antecipado, invista em uma reserva de emergência o restante, para não se ver obrigado a recorrer a um empréstimo no fim do ano”, diz Rejane.

*Com informações do Portal R7


Pontos moeda