Economia

BC diz que concessão menor de crédito em julho é benigna

Redação Folha Vitória

Brasília - O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, disse nesta terça-feira, 26, que a desaceleração do crédito no mês de julho tem um caráter importante, o de sustentabilidade. Ao divulgar os dados da nota de crédito da instituição, Maciel defendeu que o menor ritmo de concessões de crédito tem sido benigno. "Essa moderação do crédito tem aspectos benignos, sem deixar de contribuir para atividade econômica", disse.

Em relação à desaceleração do crédito para as pessoas físicas, Maciel disse que o financiamento de veículos tem sido o principal responsável pela queda nas concessões e nos saldos das operações a esse público. Ponderou, no entanto, que dados preliminares de agosto mostram uma recuperação. Mas quando questionado sobre números, disse que tinha apenas sinalizações.

Esse movimento, na visão dele, também vale para o crédito consignado, que deve apresentar números melhores na próxima divulgação. "Os sinais são tênues, mas há alguma sinalização de concessão de crédito para veículos e consignado, principalmente para veículos", disse.

Pontos moeda