• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Brasil e Japão fecham quatro atos de cooperação

Economia

Brasil e Japão fecham quatro atos de cooperação

Acordo de empréstimo de até US$ 200 milhões, memorando para fortalecer a cooperação e financiamento na área de mineração e acordo para ensino de engenharia naval foram assinados

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e a presidente Dilma Rousseff Foto: Agência Brasil

Brasília, 01 - O Brasil e o Japão firmaram quatro atos de cooperação entre o setor privado dos dois países. Na presença da presidente Dilma Rousseff e do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi firmado um acordo de empréstimo de até US$ 200 milhões para a Amaggi Exportação e Importação Ltda., segurado pela Nippon Export and Investment Insurance (NEXI). O empréstimo virá do Sumitomo Mitsui Banking Corporation, de acordo com o Ministério de Relações Exterior (MRE), e servirá para projetos agrícolas de soja, milho e outros grãos.

Também foi assinado um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação na área de mineração entre a Vale e a Japan Oil, Gas and Metals Corporation (JOGMEC). Segundo ementa distribuída pelo MRE, o acordo tem como objetivo a cooperação em carvão e tecnologia de minas e a finalização do projeto de Xixano, em Moçambique.

Foi celebrado ainda um memorando de entendimento entre a Vale e o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) sobre colaboração em empreendimentos para o financiamento de projetos de mineração de ferro, carvão e outros minerais.

O último memorando do setor privado assinado envolve a Universidade Federal de Pernambuco, o estaleiro Atlântico Sul e a IHI Corporation, para cooperação para ensino de engenharia naval.