• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Banco Popular da China investe 150 bilhões de yuans para aumentar liquidez

Economia

Banco Popular da China investe 150 bilhões de yuans para aumentar liquidez

Em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial Xinhua, o BC disse que a medida é necessária pela redução da liquidez no mercado, causada pela desvalorização do yuan

Essa é a maior intervenção do Banco Central chinês no sistema financeiro Foto: Agência Brasil

O Banco Popular da China (Banco Central) investiu hoje 150 bilhões de yuans (cerca de US$ 23,4 bilhões ou 20,3 bilhões de euros) para aumentar a liquidez do sistema financeiro do país.

Em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial Xinhua, o Banco Central disse que a medida é necessária pela redução da liquidez no mercado, causada pela desvalorização do yuan.

A instituição abriu linha de crédito para os bancos chineses, por meio de acordos que pressupõem a recompra posterior dos títulos vendidos em um prazo de sete dias e a uma taxa de juros de 2,5%.

Essa é a maior intervenção do Banco Central chinês no sistema financeiro nacional, entre as operações realizadas diretamente no mercado desde janeiro do ano passado, e supera a aplicação de 16,4 bilhões de euros da semana passada.

Também na semana passada, o Banco Central disponibilizou 14,7 bilhões de euros a 14 bancos por meio de serviços de empréstimos com prazo de seis meses.

A instituição tem feito várias aplicações de liquidez nos últimos dois meses, para garantir a estabilidade do sistema financeiro em um período de turbulências, devido à crise das bolsas e após a desvalorização do yuan na semana passada.