Economia

Juro e inflação altos mostram que BC enfrenta quadro de estagflação, diz Pastore

Redação Folha Vitória

São Paulo - O sócio da AC Pastore e ex-presidente do Banco Central (BC) Afonso Celso Pastore disse na manhã desta sexta-feira que a permanência da inflação em elevado patamar mesmo com a taxa de juros alta leva algumas pessoas a se questionar o porquê de não se reduzir a taxa de juros. A obrigação do BC, de acordo com ele, é trazer a inflação para 4,5%, no entanto a inflação está alta porque "o BC enfrenta um quadro de estagflação".

"Uma convergência rápida da inflação para a meta exige uma taxa de juro real alta", disse o economista, durante palestra no 7º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais da BM&FBovespa, em Campos do Jordão, Interior de São Paulo.

Ocorre, de acordo com Pastore, que se levar a inflação para o centro da meta no curto prazo exige altos custos, "que traga a inflação para a meta devagar, mas traga".

Para Pastore, a recessão deve continuar em 2016. "Não vejo perspectiva de crescimento da economia no ano que vem", disse o economista, para quem neste ano o desemprego deverá atingir cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Pontos moeda