Economia

Arábia Saudita eleva tarifas para compensar queda da receita com petróleo

Redação Folha Vitória

Dubai - A Arábia Saudita tem elevado fortemente as tarifas por vários serviços, como o de emissão de visto, para compensar a queda nas receitas provocada pelo tombo dos preços do petróleo.

Segundo novas regras aprovadas pelo governo saudita, os estrangeiros precisarão pagar agora US$ 800 pelo visto de seis meses, seis vezes o montante atual.

O governo também anunciou multas mais duras para violações de trânsito. Quem for pego pela primeira vez praticando uma determinada infração será penalizado no equivalente a US$ 5.3320. Anúncios em cartazes tiveram suas tarifas triplicadas.

As medidas foram tomadas para aumentar a receita do governo em itens não relacionados à economia petrolífera. As mudanças, no entanto, são mais simbólicas que efetivas, dizem analistas.

"É mais sobre a mensagem", disse Tamer El Zayat, economista sênior do National Commercial Bank. "Ela sublinha a ideia de que o governo está tentando fazer algo."

Além da alta de tarifas e multas, o governo também cortou gastos e elevou o preço de serviços públicos, como água e eletricidade. Ele também planeja reduzir a folha salarial do setor público em 5% gradualmente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda