Economia

BC da Islândia corta taxa básica de juros de 5,75% para 5,25%

Redação Folha Vitória

Londres - O Banco Central da Islândia anunciou nesta quarta-feira um corte na taxa básica de juros, de 5,75% para 5,25%, no momento em que busca impulsionar a inflação em meio ao crescimento global fraco e à valorização da moeda local, a coroa islandesa. A instituição afirmou que se manterá atenta aos acontecimentos econômicos e em seu processo para retirar controles de capital, antes de decidir sobre o próximo passo.

A inflação segue abaixo da meta de 2,5% na Islândia há dois anos e meio - em julho, ela estava em 1,1%, no patamar mais baixo desde o início de 2015. O BC islandês lembrou que a coroa "se apreciou marcadamente recentemente, apesar de compras substanciais de moeda estrangeira pelo banco central".

A inflação deve acelerar mais lentamente que o antes previsto, porém não chegará no nível anteriormente projetado, acrescentou o BC. Segundo a instituição, uma eventual redução maior nos juros ou uma alta dependerão dos acontecimentos econômicos e do sucesso na liberalização da conta de capital. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda