Economia

Cachoeiro Stone Fair é aberta com novidades para o setor de rochas do sul do Estado

Uma delas é a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Presidente Kennedy, que vai beneficiar as empresas do setor de mármore e granito

A 42ª Cachoeiro Stone Fair foi aberta na noite desta terça-feira (23) com a presença de diversas autoridades Foto: ​Alissandra Mendes

A 42ª edição da Cachoeiro Stone Fair – Feira Internacional do Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim, foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (23). O evento contou com autoridades municipais e estaduais, além de representantes de sindicatos do setor de rochas ornamentais.

O presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, a Cachoeiro Stone Fair aproxima a cadeia produtiva de rochas dos clientes e fornecedores. “O contato que surge durante o evento é primordial para os negócios. Além da proximidade com novos materiais e equipamentos, muitos clientes fazem questão de visitar as empresas, já que muitas delas estão no sul capixaba”, ressalta.

O governador Paulo Hartung ressaltou a importância da Feira para o segmento. “A Cachoeiro Stone Fair tem importância para nosso Estado e país com repercussões internacionais, mas especialmente neste período desafiador que estamos vivenciando torna-se um evento extraordinário. São mais de 200 expositores com materiais lindíssimos, insumos e maquinário, ou seja, reunimos todo o arranjo produtivo do setor e esperamos que a feira evolua positivamente e com bons resultados”, frisa.

O Governo, Sindirochas e o Porto Central assinaram um protocolo para reunir esforços para o projeto de instalação da ZPE Foto: ​Leonardo Duarte/Secom-ES

Na solenidade de abertura, o Governo do Estado, Sindirochas e o Porto Central assinaram um protocolo de intenções para reunir esforços para desenvolver projeto de instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Presidente Kennedy. “A ZPE é uma área alfandegada que conta com incentivos fiscais e simplificação de processos. Com ela, vamos estimular o processamento e a exportação de nossos produtos, ampliando nossa competitividade”, comenta o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo.

A proposta é que a ZPE atenda a todos os segmentos que queiram se instalar no local, tendo como âncora empresas do setor de rochas ornamentais. O projeto estimula as exportações, garante incentivos e otimiza o processo de liberação das mercadorias, reduzindo custos e melhorando a competitividade das empresas de vários segmentos.


Perspectivas e estimativas

O município de Cachoeiro se destaca pela extração de mármore e por ser o maior polo processador da América Latina. Mais de 60% da indústria de beneficiamento de rochas ornamentais estão na região. O parque industrial do Estado conta com mais de 1.600 empresas, dentre beneficiamento, máquinas e equipamentos, jazidas, marmorarias, centros tecnológicos e serviços. Esse grande polo faz com que a atividade movimente recursos significativos para a cadeia produtiva de rochas bem como para outros setores da economia.

Segundo estimativa do setor, a produção brasileira de rochas ornamentais, em 2015, atingiu 9,7 milhões de toneladas. Aproximadamente 65,7% da produção brasileira é destinada ao mercado interno, e 34,3%, ao mercado externo.

Apesar da crise econômica, o setor teve aumento de 22,10% nas vendas em 2016. O Estado é responsável por 81% das exportações brasileiras de rochas.

Os lojistas capixabas de materiais de construção poderão debater assuntos comerciais durante a Feira do Mármore Foto: ​Divulgação


Ministro visitará a Feira

O ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) confirmou presença na 42ª Cachoeiro Stone Fair. Ele fará uma visita aos estandes na quinta-feira (25).
No mesmo dia, a arquiteta Liliam Araújo ministra a palestra: ‘Novos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15575 para o uso de rochas ornamentais na Construção Civil’. O tema aborda os novos parâmetros e requisitos técnicos para as edificações.

Já os lojistas do segmento de materiais de construção podem conferir a palestra “Inovando seu ponto de venda com mármores e granitos”, além de conhecer uma linha de produtos acabados de mármore e granitos feitos para potencializar os negócios na rede de lojas de materiais de construção.

Programação

Funcionamento dos stands
23 a 26/8 - Terça a sexta-feira
Horário: 14h às 20h (acesso até as 19h)

24/8 - Quarta-feira
14h - Início de visitação dos stands
20h - Encerramento de visitação dos stands

25/8 - Quinta-feira
14h - Início de visitação dos stands
15h - Inovando seu ponto de venda com Mármores e Granitos
Condições Comerciais de Mármores e Granitos para lojistas
17h - Os novos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15575 para o uso de Rochas Ornamentais na Construção Civil
Liliam Araújo - Sinduscon/ES
20h - Encerramento da visitação dos stands

26/8 - Sexta-feira
14h - Início de visitação dos stands
20h - Encerramento da feira

Pontos moeda