Economia

Agronegócio forte: produtores de bebidas de DM conquistam certificação do MAPA

Os produtores certificados agora podem comercializar seus produtos, como cachaças, vinhos, licores, sucos, chás e polpas de frutas em todo o País.


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) certificou, neste mês de agosto, as primeiras agroindústrias de bebidas de Domingos Martins. Com a certificação, os produtores atendem à legislação vigente e podem comercializar seus produtos, como cachaças, vinhos, licores, sucos, chás e polpas de frutas em todo o País.

Essa conquista é fruto de uma ação, inédita no município, que, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, passou a fornecer gratuitamente a assistência técnica exigida durante o processo de adequação e certificação com a contratação de um profissional químico para o atendimento exclusivo aos produtores de bebidas.

“Com este passo avançamos no processo de regularização dessas atividades. A responsabilidade química pela agroindústria é um dos quesitos mais importantes para o produtor. Oferecendo este serviço, buscamos soluções para incentivar, facilitar e fortalecer a produção de bebidas regularizada em nosso município, esta é a nossa função”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Ademiro Dettmann, durante a solenidade de entrega dos certificados às primeiras agroindústrias a conquistarem a certificação do Mapa, no último dia 15.

A cerimônia foi realizada em Campinho e contou com a presença do prefeito Wanzete Krüger, do vice-prefeito, Romeu Stein, do chefe do Serviço de Inspeção de Sanidade Vegetal no Espírito Santo, Raphael Massaud Cond, além de vereadores, produtores e servidores municipais.

Nesta primeira etapa foram certificadas as agroindústrias Licores Tia Mirti, Bebidas Country Brasileira, Adega Alemã Schwambach, Licorana e SC Polpas de Frutas.

Além das cinco agroindústrias já certificadas, outros oito empreendimentos (fermentado de furtas e polpas de frutas) estão em processo de regularização e quatro estudam a viabilidade do processo.

ATENÇÃO

Produtores que ainda não iniciaram o processo de regularização podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada na antiga LBA, em Campinho. Para mais informações, ligue (27) 3268-3382.

Pontos moeda