Economia

Curso estimula avicultura de corte em Guarapari

A partir de hoje, o município promove curso com objetivo de capacitar e incentivar a prática no meio rural.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
A prática pode significar um potencial econômico para o município. | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), promove nos dias 20 e 21 (hoje e amanhã), o curso “Avicultura Caipira de Corte”. O evento acontece no Guará centro de Eventos, em Muquiçaba, e será ministrado pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, professor Valdir Ávila; pelo professor do IFES de Itapina/ES, Veredino Lousada e pelo médico veterinário Olavo Miguel, da empresa IVET Consultoria e Inspeção Veterinária.

O curso terá carga horária de 16 horas, com aulas teóricas e práticas, abordando temas como linhagens disponíveis para atender as diferentes características de mercado; instalações; manejo; nutrição e alimentação; alimentos alternativos; preparo e mistura de rações na propriedade; doenças que mais acometem as aves nas fases de cria, recria e engorda; uso de antiparasitários e antibacterianos; programas sanitários preventivos; abate e comercialização.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Proteína Animal/ABPA, o consumo de frango por pessoa no Brasil é de aproximadamente 40 kg/ano. Em Guarapari, com uma população estimada de 127 mil habitantes, se consomem cinco mil aves por dia, segundo a Semag. Número que revela um potencial para o município e qualquer agricultor interessado pode participar. A secretaria informou, ainda, que 50 pessoas já estavam inscritas, até o momento do fechamento dessa reportagem.

* Com informações da Prefeitura de Guarapari