Economia

Anuário apresenta 200 melhores e maiores empresas do ES e aponta recuperação econômica

A publicação analisou balanços de empresas capixabas dos setores de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

A edição 2019 do Anuário IEL das 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo foi lançada nesta quarta-feira (21), em Vitória, durante o 3º Fórum IEL de Gestão. Disponível no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a publicação analisou balanços de empresas dos setores de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios. Os dados apontam recuperação no crescimento das empresas capixabas.

O levantamento apontou que a soma da receita operacional líquida (ROL) das 200 maiores empresas do Estado totalizou R$ 106 bilhões em 2018. Desse montante, 67% são oriundos da indústria, 19% do segmento de serviços, 13% do comércio e 1% do agro.

De acordo com as análises do Anuário, ao longo dos últimos anos, há sinais de consistência nas 200 maiores e melhores empresas do Espírito Santo, apesar da recuperação lenta. A variação do lucro líquido consolidado das empresas listadas apresenta melhoria em relação aos anos anteriores: o indicador, que registrou variação negativa de -9,2% em 2014 (em relação a 2013), evolui positivamente para 6,4% em 2015. No ano seguinte, o número registra nova queda, de -59,8%. Em 2017, houve novo avanço de 4%, acelerando a recuperação e atingindo 24,4% em 2018. Neste ano, o indicador atingiu 22,1%.

No ano do cinquentenário do IEL-ES, o ranking das maiores empresas do Espírito Santo registrou a maior participação de empresas do interior do Estado, que, com 66 estabelecimentos, representaram 33% das 200 listadas. As outras 134 estão espalhadas por todos os municípios da Grande Vitória e, juntas, totalizam receita de R$ 84 bilhões.

No ranking das 200 maiores empresas do Espírito Santo, liderado pela Petrobras UO ES, estão listadas as empresas do Grupo Buaiz: Shopping Vitória, TV Vitória e Buaiz Alimentos. O grupo empresarial também aparece na lista dos dez maiores do Estado. A lista é composta por empresas que atendem indicadores de desempenho como crescimento das vendas, rentabilidade das vendas, rentabilidade do patrimônio líquido, lucratividade por empregado, liquidez corrente, margem Ebitda e endividamento geral.

Em primeiro lugar no ranking das Melhores Empresas/Geral, está o Shopping Vitória. Na categoria Melhores Empresas/Indústria, a que ocupou a primeira posição no ranking foi a Promel Produtos Naturais.

O anuário também lista rankings por setores empresariais, como Agronegócio, Atendimento Hospitalar, Comércio Atacadista e Varejista, Construção e outros. No setor de Alimentos e Bebidas, a Buaiz Alimentos é listada nos rankings das maiores e melhores empresas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Segundo o superintendente do IEL-ES, Paulo Lacerda, o levantamento realizado por meio do Anuário proporciona a cada empresa a possibilidade de comparar os seus dados com outras, presentes no Brasil e em outros países. “As empresas poderão comparar seus dados com as que estão listadas na Bovespa e, no ano que vem, com a bolsa de Nova Iorque. Eles poderão ter a comparação dos indicadores econômicos contábeis de sua empresa local, nacional e, em breve, internacional”, disse.

Lacerda também explicou que, para esta edição, houve mudanças nos quesitos para a listagem, o que impossibilita a comparação com o ano anterior. No entanto, ele afirmou que os indicadores apontam para uma recuperação econômica. “O ranking das Maiores e Melhores é feito pela Receita Operacional Líquida do ano passado. Até o ano passado, o ranking era baseado na Receita Operacional Bruta, então não temos como comparar de um ano para o outro. Mas os indicadores nos mostram sinais de retomada consistente de recuperação das empresas. A geração de caixa e lucro líquido, por exemplo, tem aumentado de dois anos para cá e o ano passado mostrou isso também”, afirmou.

Presente no evento, o governador Renato Casagrande destacou o papel dessas empresas e lideranças destacadas no Anuário, na busca por mais oportunidades de trabalho para os capixabas. “Nosso maior problema no país é o desemprego e quando se tem empresas que inovam, elas crescem e geram empregos. Nós vamos cumprir nossa parte e fazer um conjunto recorde de investimentos no Espírito Santo. Vamos investir em inovação e dependemos muito do crescimento da economia nacional”, salientou.

Novidades

Nesta edição do Anuário, foi firmada uma parceria com a Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), que utilizou ferramentas de Business Intelligence (BI) para chegar aos resultados. 

Outra novidade é o lançamento do aplicativo do Anuário, desenvolvido pela empresa capixaba Tegrus, especializada em transformação digital. O app conta com os dados de todas as 23 edições da publicação. Com a ferramenta, todo o conteúdo poderá ser acessado online em qualquer momento e de qualquer lugar.

Pontos moeda