Economia

Governo do Espírito Santo revela preocupações em relação à privatização da Codesa

A lista que inclui a estatal no Espírito Santo foi anunciada na quarta-feira pelos ministros Onyx Lorenzoni e Tarcísio Gomes de Freitas

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação Codesa

Após o anúncio das nove empresas federais que serão incluídas no Plano Nacional de Desestatização (PND), anunciado na quarta-feira (21), e que incluem a Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa), o governador Renato Casagrande afirmou que há preocupações com relação as propostas do Governo Federal.

A lista foi anunciada pelos ministros chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Nesta quinta-feira (22), Casagrande comentou sobre o assunto durante a abertura de um Fórum Nacional de entidades militares, que acontece em Vitória.

O governador revela preocupação com a privatização da Codesa. "Ainda não conhecemos o modelo. Melhorar a prestação de serviços da Codesa, para que ela seja um instrumento de nosso desenvolvimento é um desejo nosso. Eu espero que a modelagem que o Governo [Federal] vai fazer, no processo de concessão e privatização, de fato, melhore o serviço e preserve quem quer operar aqui", disse.

Casagrande também revelou preocupação com as empresas que atualmente exportam no local, mas está confiante em relação ao assunto. "O risco que temos é que o processo de privatização possa excluir os pequenos exportadores. Então temos que garantir que todos que quiserem operar nos portos públicos, possam ter condições de operar no futuro e não haja exclusão", salientou.

Privatizações

O governo decidiu abrir estudos para privatizar os Correios, a Telebrás, o Porto de Santos, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Também foram abertos processos de desestatização da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores (ABGF), da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

O Conselho do PPI também aprovou a nova modelagem para a concessão da Lotex, serviço de Loteria Instantânea Exclusiva, e a venda de 20 milhões de ações excedentes da União no Banco do Brasil, volume que pode render até R$ 1 bilhão à União sem prejudicar o controle do governo sobre o banco estatal.

Com as decisões, sobe para 18 o número de ativos federais (empresas, ações e serviços) incluídos no PPI. Na última reunião, em maio, o governo tinha aberto estudos para privatizar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).

A Eletrobras, as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas), a Casa da Moeda, o porto de São Sebastião e a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) também estão incluídos no PPI. Segundo Onyx Lorenzoni, os decretos de privatização dessas companhias podem sair nos próximos dias.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Pontos moeda