Economia

Alta de 4% na gasolina e 2% no diesel para consumidor ainda é incerta, diz Sindipostos-ES

Petrobras confirmou informações divulgadas na imprensa nesta quarta-feira (12) e refinarias vão vender mais caro combustíveis para distribuidoras; consumidor pode ser prejudicado

Foto: Divulgação
Distribuidoras podem repassar aos postos de combustíveis ou absorver alta confirmada nas refinarias

A confirmação por parte da Petrobras de que a gasolina e o óleo diesel vão sofrer reajustes, respectivamente, de 4% e 2% nas refinarias a partir desta quinta-feira (13) não é certeza de impacto no bolso do consumidor, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES).

O aumento no preços finais dos combustíveis depende das distribuidoras, que podem ou não repassar a alta para os postos, além da livre decisão de valores cobrados no mercado, diz a associação que representa os postos de gasolina no estado.

Porém, o Sindipostos-ES destaca que o custo da gasolina no Espírito Santo pode variar a partir de 16 de agosto. "Importante informar que o custo da gasolina no Espírito Santo sofrerá novo impacto a partir do próximo dia 16, com o aumento do preço de pauta do ICMS, já anunciado pelo Confaz [Conselho Nacional de Política Fazendária]", diz a associação em nota.

Pontos moeda