Economia

Recursos no mundo digital e juros é tema do 4º Folha Business

Convidados do evento, que aconteceu nesta sexta-feira (13), em Vitória, discutiram sobre a chegada das novidades tecnológicas e a adaptação das empresas a uma nova realidade

Foto: Víctor Machado

No 4º Encontro Folha Business, que reuniu empresários e lideranças políticas, um dos temas debatidos foi a alocação de recursos no mundo digital e com juros mais baixos. O evento contou, ainda, com a participação do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.

Os convidados comentaram sobre as mudanças no processo de gestão e investimento. Eles afirmam que é preciso entender os novos modelos de negócios que surgem com a tecnologia. 

O painel teve a participação de Cassio Bruno, Managing Partner da Moat Capital; Marcelo Mesquita, sócio-fundador da Leblon Equities; e Paolo di Sora CEO e sócio-fundador da RPS Capital. A mediação foi de Vinicius Torres, Head de Renda Variável na APX Invest e colunista em Mercado Diário.

"Há bastante tempo, tínhamos que pegar, fisicamente, os dados das empresas e hoje temos tudo digital. Tudo isso é possível graças a tecnologia, digitalização e acesso às informações. É uma transformação total. As empresas que não tiverem preparadas para isso, serão aniquiladas. A democratização e acesso à investimento é extraordinário e traz um desafio enorme", afirmou Paolo di Sora.

Leia também: 4º Encontro Folha Business discute o aumento dos juros e a digitalização do setor financeiro

Para Mesquita, o grande choque de produtividade que vem no mundo é um grande desafio, pois quando há mudanças repentinas, torna-se um risco para os investidores.

"Infelizmente, esse processo de juros estruturalmente mais baixos no Brasil vai demorar a impactar as empresas, do ponto de vista da alavancagem. A maioria das empresas dos ultimos anos deram certo porque não alavancaram muito. Ao pegar os líderes hoje, em geral, foram as empresas mais conservadoras na questão da alavancagem", afirmou.

Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado
Víctor Machado

Juros impactam na economia como um todo

O sócio-fundador da RPS Capital destacou que o processo de pilotar a economia com a inflação em alta é um desafio. Para ele, eventos futuros vão impactar no setor econômico.

"Teremos eleição em 2022 e a única certeza é que será bastante conturbada. Temos também a possibilidade de uma crise hídrica. Mesmo tendo crescendo pouco, teremos um problema de racionamento de energia nos anos seguintes", lembrou.

Mesquita, por sua vez, destacou que o momento eleitoral que está por vir é de incertezas e medos.

"As coisas que são ditas achando que dá voto são populistas e flertando com um passado que não deu certo. Creio que hoje o que está errado é o câmbio, não o juro. Muito disso é pela questão política e pela visão de médio e longo prazo", afirmou.

Leia também: 4º Encontro Folha Business debate os impactos do Open Banking

Cassio Bruni destacou que o Brasil precisa decidir qual modelo econômico deve ser seguido, caminhando juntos, governo e Banco Central.

"De algum tempo para cá, vemos a necessidade do Banco Central segurar o fiscal. Se voltarmos para o antigo modelo econômico, vamos ver a inflação. O que me deixaria otimista é o governo segurar o Fiscal", disse.

Encontro Folha Business está em sua 4ª edição

O Encontro Folha Business é um evento que reúne lideranças econômicas, políticas e empresariais do Espírito Santo e está em sua 4ª edição.

Realizado por meio de uma parceria da Apex Partners com a Rede Vitória, o encontro terá a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dos empreendedores e empresários Paolo di Sora, Marcelo Mesquita, Cassio Bruno, Rogério Karp, Rodrigo Cury, Moacy Veiga e Bruno Loiola, e do deputado federal Felipe Rigoni.

De acordo com o empreendedor e investidor Ricardo Frizera, da coluna Mundo Business, o encontro se tornou o maior evento de negócios do Espírito Santo.

"Consolidamos um produto, que envolve um negócio grande e é onde a elite empresarial do estado se reúne para debater o futuro. Sempre trazemos de fora os principais tomadores de decisão sobre economia e política do Brasil. Não são analistas do que acontece. São convidados que fazem a economia e a política acontecerem", destacou Frizera.


Pontos moeda