Economia

Feira na Serra tem robôs, tecnologia 5G e estratégias para economizar energia

O evento, considerado um dos maiores da indústria, acontece no Pavilhão de Carapina e traz tendências e inovações do setor

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Até quinta-feira (04), os capixabas podem visitar uma feira na Serra e conhecer as principais inovações e tendência do setor da indústria. A 15ª Mec Show tem entre os destaques stands com estratégias para economizar energia, carreta-escola sobre a tecnologia 5G e as tendências para as máquinas inteligentes.

Ao todo, mais de 250 marcas e expositores participam do evento que é considerado um dos maiores do setor. A expectativa é receber cerca de 15 mil visitantes, com representantes de 12 estados brasileiros.

LEIA TAMBÉM: 5G: Saiba quando a nova tecnologia deve chegar em Vitória

A coordenadora da feira, Bruna Meriguette, frisou o entusiasmo dos participantes da feira após dois anos sem evento presencial por conta da pandemia e lembrou da importância do evento para potencializar a economia.

“São dois anos esperando e se preparando para podermos voltar a entregar oportunidades de negócios e networking para o público da feira. O entusiasmo é coletivo, tanto a equipe, parceiros, expositores e visitantes estão empolgados esperando a maior Mec Show de todos os tempos”, disse.

LEIA TAMBÉM: Auxílio para caminhoneiros começa a ser pago na próxima semana. Veja os detalhes!

Foto: Divulgação

A feira acontece nesta quarta (03) e quinta-feira (04), das 15h às 20h, no Pavilhão de Carapina (Avenida Marginal, nº 5.196, em Jardim Carapina, na Serra). 

A entrada é gratuita para profissionais da siderurgia, mineração, petróleo e gás, papel e celulose, naval e de energia. O credenciamento pode ser realizado pelo site www.mecshow.com.br.

MEC SHOW 2022: VEJA OS PRINCIPAIS DESTAQUES

Economia de energia elétrica

Em um dos stands da feira, o público conhece soluções que ajudam a economizar energia elétrica. A Clarke Energia apresenta a proposta de migração para o Mercado Livre de Energia, ambiente comercial em que empresas podem economizar até 30% na conta de luz sem precisar realizar um investimento inicial e nem lidar com burocracias regulatórias.

Tecnologia 5G

Durante o evento, um caminhão-escola estará estacionado na Arena Sesi/Senai. O objetivo é apresentar a tecnologia 5G, explicando suas aplicações e utilidades não só no dia a dia da indústria, mas também na manutenção de equipamentos e até na rotina familiar.

Foto: Divulgação

10ª Feira e Conferência de Petróleo e Gás do ES

Junto com a Mec Show, acontece a 10ª ES Oil&Gás. No evento, os visitantes encontram um showroom de petróleo e gás com demonstração de soluções, um posto de cadastramento de fornecedores da Petrobras e stands com expositores do setor. 

Em um dos estandes, os visitantes podem vivenciar a experiência de comandar um robô submarino, o simulador do ROV, que ajuda na manutenção de equipamentos e estruturas de exploração e produção de petróleo.

Máquinas inteligentes e óculos 3D 

Os visitantes também podem operar o robô e vivenciar uma experiência imersiva em 4D com a tecnologia conhecida como hand tracking, que captura o movimento das mãos e uso de óculos de realidade virtual

Foto: Divulgação

Rodadas de negócios

Em parceria com o Sebrae-ES, a feira oferece rodadas de negócios. O objetivo é aproximar micro e pequenas empresas com grandes compradores do setor industrial. Para esta edição, a expectativa é que a feira movimente cerca R$ 50 milhões em negócios.

Palestras e workshops de inovação

Na feira, o público pode visitar a ilha de inovação, integrada a Arena Sesi/Senai. O espaço proporciona discussões sobre inovação através de palestras e workshops, além da mostra de produtos, protótipos e simuladores interativos.

LEIA TAMBÉM:

>> Bolsonaro diz que Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023 dependeria de PEC

>> Contas de água e esgoto ficarão 13% mais caras no ES a partir deste mês

>> Caixa vai lançar programa de atendimento a mulheres

Pontos moeda