• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BC da Hungria mantém taxa de juros inalterada em 0,9%, na mínima histórica

Economia

BC da Hungria mantém taxa de juros inalterada em 0,9%, na mínima histórica

Budapeste - O Banco Central da Hungria manteve inalterada sua taxa básica de juros em 0,9% nesta terça-feira. Este é o quarto mês seguido que a taxa se mantém no menor patamar histórico.

A instituição também anunciou que deve conceder um novo afrouxamento das condições monetárias implementando um teto sobre a facilidade permanente de depósito, o que pressiona bancos a colocar seu dinheiro em outras atividades - como o financiamento a outros bancos, empréstimos a clientes ou títulos do governo.

A decisão ficou em linha com a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal. Ela acontece após uma elevação surpresa do rating soberano do país pela agência de rating Standard & Poor's, o que trouxe país de volta ao patamar de grau de investimento.

Os detalhes do teto sobre a facilidade de investimento serão anunciados mais tarde, durante uma coletiva do vice-presidente do BC, Marton Nagy. A medida foi sinalizada em julho.

Segundo os analistas entrevistados pelo WSJ, a autoridade monetária pode implementar um teto para o final do ano entre 1 trilhão e 1,5 trilhão de florins (US$ 3,62% a US$ 5,43%). Em 14 de setembro, os bancos haviam depositado 1,63 trilhões de florins na facilidade permanente de depósito, um mecanismo utilizado para controlar a liquidez do sistema. Fonte: Dow Jones Newswires.