Economia

BC da Turquia vai focar em estabilidade dos preços, diz presidente

Redação Folha Vitória

Istambul - O presidente do Banco Central da Turquia, Murat Cetinkaya, afirmou nesta terça-feira que irá focar na estabilidade dos preços e sublinhou que isto irá ajudar a impulsionar a economia, o investimento e o emprego no país.

"A economia turca caminha por um trajeto bastante resistente e com forte sistema bancário, política fiscal cautelosa e abordagem sem riscos da política monetária", afirmou Cetinkaya em um painel em Istambul. "Um ambiente de inflação baixa e estável iria permitir taxas menores de depósito e juros, além de estender a maturidades"

A inflação anual da Turquia caiu a 8,05% em agosto, de 8,8% em julho, acima da meta de 5,0% do BC. A Turquia tem fracassado em atingir a meta nos últimos cinco anos, e culpa a volatilidade dos preços dos alimentos.

Desde sua chegada ao cargo, em abril, Cetinkaya tem promovido cortes de juros apesar da inflação acima da meta. Os cortes são creditados ao governo turco, que tem pedido por medidas para estimular a economia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda