Economia

BCE desapontou mercados, avalia gestora de investimentos

Redação Folha Vitória

São Paulo - Os investidores mostraram-se desapontados com a falta de ação do Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira, em meio a um crescente consenso no mercado de que a política monetária da instituição atingiu seus limites em termos de eficácia, segundo Mitul Patel, diretor de taxas na gestora de investimentos Henderson Global Investors.

"Os participantes do mercado continuam céticos sobre a capacidade dos bancos centrais de impulsionar o crescimento futuro e a perspectiva para a inflação, ainda que os bancos centrais tentem fazer o melhor para nos convencer do contrário", afirmou Patel.

Na avaliação Shilen Shah, estrategista de bônus da Investec Wealth & Investment, os formuladores da política do BCE devem expandir para além de março de 2017 o programa de compra de bônus. Segundo ele, caso isso ocorra, a falta de bônus do governo da Alemanha disponíveis deve significar uma mudança nos critérios para essas compras de bônus do banco central. Shah ainda destacou o fato de que o BCE mudou pouco suas projeções para o crescimento da zona do euro, mesmo após o voto do Reino Unido para deixar a União Europeia.

Para Alex Lydall, operador sênior na Foenix Partners, Draghi pode ter em sua fala aberto o caminho para mais relaxamento monetário perto do fim deste ano.

Pontos moeda