• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Caixas eletrônicos liberados durante greve de bancários. Saiba como pagar as contas!

Economia

Caixas eletrônicos liberados durante greve de bancários. Saiba como pagar as contas!

Além dos caixas eletrônicos, há outras opções para pagar as contas, evitar a inadimplência e os juros, já que a paralisação do atendimento nas agências não exclui a cobrança de multas

Greve dos bancários não afetará funcionamento dos caixas eletrônicos Foto: Divulgação

Em reunião realizada no início da noite desta segunda-feira (05) os bancários capixabas definiram que os caixas eletrônicos ficarão à disposição da população mesmo com as agências fechadas. A paralisação ocorrerá em bancos da região metropolitana e no interior do Estado a partir desta terça-feira (06), por tempo indeterminado. 

Além dos autoatendimentos bancários, há outras opções para pagar as contas, evitar a inadimplência e o pagamento de juros, já que a paralisação do atendimento nas agências não exclui a cobrança de multas das contas pagas com atraso, na maioria dos casos.

Leia também: Agências bancárias ficam lotadas após anúncio de greve no Estado  

Além do caixa eletrônico, o consumidor poderá utilizar outros canais de atendimento para quitar a dívida, como a internet, a sede da empresa, o depósito bancário identificado, as lotéricas e os correspondentes bancários.

“Uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável e se informar sobre as possibilidades existentes”, sugere a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

A diretora explica ainda que quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. “Quem não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.

Opções para pagamento:

Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc; 

Bankfones e internet banking: por esses canais é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias;

Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC): deverão prestar todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;

Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.