Economia

Juncker propõe novas iniciativas para UE, incluindo dobrar fundo de investimento

Redação Folha Vitória

Estrasburgo - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apresentou hoje uma série de propostas para a União Europeia, numa tentativa de estabelecer uma nova trajetória para o bloco.

Juncker, que falou ao Parlamento europeu em discurso anual do Estado da União, forneceu um quadro sombrio das tensões e divisões dentro do bloco, mas destacou que a região resistirá ao impacto da decisão do Reino Unido de votar por sua saída da UE, em plebiscito realizado no fim de junho.

"Respeitamos e lamentamos a decisão do Reino Unido, mas a UE não está em risco", afirmou Juncker.

Juncker propôs várias iniciativas para lidar com os problemas do bloco, como a elaboração de uma política externa e de defesa comum mais ampla, dobrar o fundo de investimento da UE e seguir adiante com planos de criar um único mercado digital e unificar os mercados de capitais.

Sobre o fundo de investimento, a ideia é dobrar sua capacidade financeira para 500 bilhões de euros (US$ 561 bilhões) até 2020.

"A Europa precisa investir fortemente em seus jovens, nos que procuram empregos, nas empresas iniciantes", defendeu Juncker.

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, lançado em meados de 2015 como parte de um plano para impulsionar os investimentos no bloco, é o elemento central da agenda econômica de Juncker. A proposta é encorajar fundos de pensões, seguradoras e outros grandes investidores a financiar projetos de infraestrutura nos 28 países do bloco.

Juncker também propôs a criação de um fundo de investimento similar para a África, destinado a atrair pelo menos 44 bilhões de euros, para conter o fluxo de imigrantes do continente para a Europa. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda