Economia

Kashkari atribui recuperação lenta a desafios demográficos e cicatrizes da crise

Redação Folha Vitória

Washington - O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Minneapolis, Neel Kashkari, atribui a lenta recuperação da economia norte-americana a desafios demográficos, cicatrizes psicológicas da crise financeira e fraca inovação tecnológica.

Em uma de suas primeiras análises econômicas desde que assumiu o Fed de Minneapolis, em janeiro, Kashkari diz que "estamos provavelmente vendo a confluência de três causas fundamentais se combinando para desacelerar a recuperação econômica". Na sua avaliação, esses obstáculos não deverão se reverter por conta própria no curto prazo.

A análise, divulgada hoje, inclui uma série de propostas de política, mas não defende nenhuma ação específica. Kashkari, no entanto, destaca uma série de possíveis soluções, como maiores gastos do governo para impulsionar a inovação, reformas imigratórias para atrair mais trabalhadores qualificados e a ampliação de recursos federais para a infraestrutura.

Kashkari não é economista por formação e não tem direito a voto nas reuniões de política monetária do Fed neste ano. Nos próximos dias 20 e 21, o Fed irá se reunir para revisar seus juros básicos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda