Economia

Kuczynski levanta preocupações sobre linha ferroviária entre Brasil e Peru

Redação Folha Vitória

Lima - O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, disse hoje que companhias chinesas estavam interessadas em investir em refinarias e oficinas de fundição no seu país, mas levantou preocupações sobre o projeto dos chineses para uma linha ferroviária transamazônica.

"Eles nos disseram que estão absolutamente abertos a considerar a industrialização de parte dos minerais que eles produzem no Peru porque eles querem reduzir a contaminação", disse Kuczynski à emissora de rádio local, RPP Noticias.

Kuczynski, que regressou de Pequim nesta semana, de sua primeira viagem internacional desde que assumiu o cargo, em 28 de julho, prometeu aumentar as exportações ao construir novas oficinas de fundição e refinarias para processar concentrados minerais em metais de maior valor.

Mas o mandatário levantou dúvidas sobre a proposta chinesa para um projeto de infraestrutura bilionário na região, para uma linha ferroviária que ligaria a

costa peruana aos portos brasileiros.

"Eu disse a eles, sem confrontar, que esse trem transamazônico teria preços elevados, e poderia ter impactos ambientais, e eles tem de ver isso com muito cuidado", acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda