• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Escassez hídrica faz governo alertar consumidor para economia de energia

Economia

Escassez hídrica faz governo alertar consumidor para economia de energia

Em reunião extraordinária convocada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou o cenário energético e concluiu que será necessário manter o parque termelétrico do País acionado, o que implicará em mais custos. Diante da escassez hídrica, o governo alertou para que os consumidores poupem energia.

A decisão se deve ao agravamento do nível de armazenamento da principal bacia hidrográfica dos rios Grande e Paranaíba, bem como a necessidade de manutenção da navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná, informou o Ministério de Minas e Energia (MME).

"Este é, portanto, um alerta para que o consumidor faça uma gestão mais eficiente do seu consumo de energia", alerta o MME.

Segundo a nota, a reunião ordinária do CMSE agendada para a próxima quarta-feira, 5 de setembro, está mantida, quando o tema da escassez hídrica será reavaliado.

O custo mais alto da operação fez a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionar a tarifa com bandeira vermelha nível 2 para o mês de setembro, o mais caro do sistema de bandeiras tarifárias implantado em 2015.