Economia

FecomercioSP: vendas do comércio paulista crescem 5,7% no primeiro semestre

O comércio varejista do Estado de São Paulo encerrou o primeiro semestre deste ano com crescimento nas vendas de 5,7%, o equivalente a um acréscimo de R$ 17,3 bilhões sobre o faturamento dos seis primeiros meses de 2017, segundo levantamento da FecomercioSP, entidade que representa o setor.

Só em junho, o varejo paulista faturou R$ 53,6 bilhões, uma alta de 3,5%, já descontada a inflação, frente ao mesmo mês do ano passado. É um resultado que, na avaliação da entidade, afasta temores de que os impactos da greve dos caminhoneiros de maio se estenderiam aos meses subsequentes.

Se considerados apenas os resultados do mês na série histórica, o faturamento de junho foi o maior desde 2013. Das nove atividades monitoradas, apenas as concessionárias de veículos tiveram queda nas vendas, de 3,9% em relação a junho do ano passado. O destaque positivo foi o setor de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento, onde as vendas subiram 10,5% na mesma base comparativa.

A previsão da Fecomercio é de crescimento de 4% das vendas do varejo de São Paulo neste ano, mas a entidade alerta ao risco de aumento da inflação num cenário de valorização do dólar por tempo prolongado. Nesse caso, haveria redução do poder de compra dos consumidores e pressão para o Banco Central (BC) elevar os juros, o que teria impacto no consumo.

Pontos moeda