Economia

Draghi sugere que BCE vai considerar ampliar programa de estímulos em dezembro

Redação Folha Vitória

São Paulo - O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse hoje que a instituição precisa fazer uma "análise completa" e reexaminar o grau de acomodação de sua política monetária na reunião de dezembro, quando novas projeções de crescimento e inflação estarão disponíveis.

O comentário de Draghi, feito durante coletiva de imprensa que se seguiu à decisão do BCE de manter suas taxas de juros inalteradas nas atuais mínimas históricas, sugere que o BC europeu poderá considerar ampliar seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) no final do ano. O BCE está "disposto a usar todos os instrumentos disponíveis", se necessário, ressaltou ele.

Pelo QE, que teve início em março, o BCE compra mensalmente até 60 bilhões de euros em ativos, formados principalmente por bônus soberanos.

Na coletiva, Draghi afirmou que o BCE vem monitorando as informações disponíveis desde a reunião de setembro e que o QE prossegue tranquilamente. Ele reiterou que, se preciso, o QE poderá ser prorrogado para além de setembro de 2016, quando está previsto o fim das compras de ativos.

Draghi também enfatizou os "riscos negativos" para o crescimento econômico e inflação da zona do euro, relacionados à desaceleração da China e em outras grandes economias emergentes, assim como à fraqueza dos preços das commodities.

Segundo Draghi, a inflação anual do bloco vai continuar baixa nos próximos meses, mas ganhará força na virada do ano e irá se acelerar mais em 2016 e 2017.

Os dados mais recentes mostraram que os preços ao consumidor da zona do euro tiveram queda anual de 0,1% em setembro, a primeira desde o início do QE e bem distante da meta de inflação de médio prazo do BCE, que é de taxa ligeiramente abaixo de 2,0%.

O chefe do BCE avaliou também que a situação da inflação no bloco está menos ruim e lembrou que seu núcleo - que exclui os preços de energia - está basicamente estável. A queda vista nos preços do petróleo, destacou ele, deverá dar suporte para a renda das famílias.

Draghi afirmou ainda que a política monetária do BCE deverá sustentar a demanda doméstica e previu que a recuperação da zona do euro terá continuidade, apesar do enfraquecimento da demanda externa. Com informações da Dow Jones Newswires.

Pontos moeda