Economia

Arábia Saudita destaca riscos econômicos antes de emissão de bônus

Redação Folha Vitória

Dubai - A Arábia Saudita destacou hoje os riscos que sua economia sofre em razão dos baixos preços do petróleo em prospecto enviado a investidores antes de uma planejada emissão de bônus.

Os sauditas têm a expectativa de levantar recursos para sustentar suas finanças por meio de uma venda de bônus que poderá superar US$ 10 bilhões, segundo representantes de bancos.

No prospecto, o governo saudita prevê que regitrará déficit fiscal de 326 bilhões de riais sauditas (US$ 87 bilhões) no ano fiscal, o equivalente a 13,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nominal.

Autoridades sauditas vão se reunir com investidores em Londres, a partir de quarta-feira, para sondar o apetite pela possível emissão de bônus. O roadshow será concluído na próxima semana, em Boston e Nova York.

Ainda no documento, a Arábia Saudita estima que suas reservas provadas de petróleo totalizavam 266,5 bilhões de barris no fim de 2015 e deverão durar por mais 70 anos, considerando-se uma produção média de cerca de 10,2 milhões de barris por dia no ano passado.

Além disso, os sauditas disseram no prospecto que podem reconsiderar sua política de atrelar o rial saudita ao dólar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda