Economia

Fluxo de visitantes nos shoppings cai 5,99% em setembro ante agosto, diz Abrasce

Redação Folha Vitória
O fluxo de visitantes nos shopping centers do País em setembro de 2016 recuou 2,81% em relação a setembro de 2015 Foto: Agência Brasil

São Paulo - O fluxo de visitantes nos shopping centers do País em setembro de 2016 recuou 5,99% em relação a agosto e diminuiu 2,81% em relação a setembro de 2015. No acumulado deste ano, a baixa chegou a 4,05% em relação aos mesmos meses do ano passado.

Os dados fazem parte de pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 5, pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a consultoria FX Retail Analytics. A pesquisa leva em conta os dados de acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do País.

De acordo com o levantamento, a Região Sudeste registrou o maior recuo na comparação anual, com retração de 3,55%, seguido por Nordeste, com baixa de 2,43%, e Sul, com queda de 1,25%.

Apesar da baixa, a expectativa é de que o tráfego de visitantes nos shoppings aumente no último trimestre do ano, segundo o presidente da FX Retail Analytics, Marcelo Tavares. "Setembro manteve a tendência de baixa que marcou todo ano de 2015, mas deve ser revertido neste fim de ano devido ao Dia das Crianças, à Black Friday e ao Natal, com a expectativa de retomada da economia no próximo ano", afirmou, em nota distribuída à imprensa.

Pontos moeda