Economia

MME vai indicar para diretoria-geral da ANP Décio Oddone, ex-Petrobras

Redação Folha Vitória

Rio - O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou na Rio Oil & Gas que a indicação do nome de Décio Oddone para o lugar da atual diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, será encaminhado nesta segunda-feira, 24, para a Casa Civil. Magda deixa a ANP no dia 4 de novembro.

Na presença do presidente da República, Michel Temer, ele agradeceu a diretora-geral da ANP pela "disposição em dialogar". Oddone é diretor de Óleo e Gás da Prumo, já trabalhou na petroquímica Braskem e na Petrobras.

O ministro afirmou que "não é fácil mudar um modelo que vinha sendo tocado há muito tempo e tem seus acertos", como o do setor de petróleo e gás. Coelho Filho destacou o objetivo de criar um ambiente de negócios que ajude a atrair investimentos privados.

Ele mencionou pontos como a extensão do Repetro, o regime especial de tributação do setor, as alterações nas regras de conteúdo local e disse que a unitização (exploração de áreas coladas a outras já concedidas) no pré-sal será tratada na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O governo precisa definir como ficarão essas áreas no próximo leilão do pré-sal, previsto para 2017.

"As medidas que vêm sendo tomadas e as mudanças que serão feitas se tornarão responsáveis no futuro muito próximo por anunciarmos a retomada dessa indústria num ritmo muito forte", disse. O ministro destacou também o fim da obrigatoriedade da Petrobras atuar como operador único no pré-sal como "uma oportunidade".

Pontos moeda