• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Bancos da zona do euro dispõem de capital para lidar com alta de juros, diz BCE

Economia

Bancos da zona do euro dispõem de capital para lidar com alta de juros, diz BCE

Frankfurt - Os bancos da zona do euro não terão necessidade de levantar capital novo para se proteger de uma eventual alta de juros, afirmou hoje o Banco Central Europeu (BCE).

A descoberta é parte da última rodada de "testes de estresse", avaliações regulares feitas pelo BCE para identificar pontos de risco no setor financeiro da região.

O BCE está se preparando para decidir como retirar um gigantesco programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) - que prevê compras mensais de bilhões de euros em ativos -, no que seria o primeiro passo antes de começar a elevar juros.

O BCE, que se tornou o principal supervisor bancário no fim de 2014, realizou vários testes para avaliar como as carteiras e receita dos bancos seriam afetados por mudanças nas taxas de juros.

Segundo o BCE, um hipotético aumento de dois pontos porcentuais dos juros aumentaria a receita com juros do setor bancário da zona do euro em 4,1% em 2017 e em 10,5% em 2019, em média. Já o valor econômico do patrimônio dos bancos - que é uma medida de capital - diminuiria 2,7% num cenário desse tipo, ressaltou a instituição.

"Ainda que a demanda de capital para bancos específicos possa se adaptar aos riscos identificados, a demanda geral por capital não mudará como resultado da análise de sensibilidade a taxas de juros", disse o BCE. Fonte: Dow Jones Newswires.