• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

FMI diz que bancos europeus ainda têm 'valor alto' em empréstimos inadimplentes

Economia

FMI diz que bancos europeus ainda têm 'valor alto' em empréstimos inadimplentes

Washington - Os bancos europeus ainda detêm um valor "muito alto" de 988 bilhões de euros em empréstimos inadimplentes em seus balanços, de acordo com novas estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgadas nesta quarta-feira.

O vice-diretor do Departamento de Mercados Monetários e de Capitais do FMI, Peter Dattels, afirmou que os movimentos recentes têm sido encorajadores e o total de empréstimos de má qualidade deve diminuir para 900 bilhões de euros até o fim deste ano. Os bancos italianos devem poder vender 65 bilhões de euros em empréstimos inadimplentes e as vendas dos bancos espanhóis devem representar uma redução adicional de 30 bilhões de euros, disse Dattels.

A recuperação mais forte na Itália e na Espanha também reduziu o fluxo de novos empréstimos de má qualidade, de acordo com a autoridade do FMI. Em Portugal, o nível de empréstimos inadimplentes permanece muito alto, caindo para 15,5% do total de empréstimos no segundo trimestre, após um pico de cerca de 18% no ano passado, de acordo com Dattels. O FMI afirmou que, sem um esforço mais concentrado para reduzir os empréstimos de má qualidade, as preocupações com a estabilidade financeira poderiam surgir na zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.