Economia

Dia das crianças promete ser lucrativo para lojistas de Guarapari

Os comerciantes já têm observado maior movimento nas lojas desde a última sexta-feira (05).

A expectativa é que as vendas aumentem de 10 a 15% em relação ao ano passado. Foto: Reprodução.

O Dia das Crianças não é esperado só pelos pequenos. Por ser considerada a quarta melhor data comemorativa para o comércio, os lojistas de Guarapari também aguardam com grande expectativa o feriado prolongado que começa na próxima sexta (12).

Segundo o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapari, Aguinaldo Ferreira Júnior, a movimentação está maior na cidade desde sexta (05). Por isso, as expectativas de lucro estão positivas. “Esperamos que as vendas aumentem de 10 a 15% em relação ao ano passado. Em 2017, quase todos os seguimentos de Guarapari conseguiram alcançar essa meta”, afirmou.

Aguinaldo ressaltou ainda que, apesar da crise econômica enfrentada em 2013 e 2014, as vendas têm progredido e a expectativa é que até o final deste ano eles já consigam recuperar o dano feito pelos anos anteriores.

Compra consciente

Apesar da empolgação das crianças, os pais precisam tomar alguns cuidados na hora das compras. Por isso, o PROCON preparou algumas dicas para ajudar o consumidor:

1- Comparar preços fazendo uma pesquisa é muito importante, pois a variação para um mesmo produto pode ser grande e a pesquisa pode render uma boa economia.

2- Verifique se o brinquedo possui o selo do INMETRO, pois a certificação é obrigatória. Fique atento também às questões relacionadas à saúde e segurança.

3- Certifique-se da indicação de faixa etária, pois os brinquedos devem ser apropriados à idade da criança.

4- Antes da compra, verifique se o produto possui algum defeito aparente como amassados, manchas, ranhuras, entre outros, e sempre que possível, teste os produtos eletrônicos na loja.

5- Verifique a política de troca da loja, pois nas lojas físicas, caso o produto não esteja com defeito, a troca não é obrigatória.

6- Não se esqueça de exigir a Nota Fiscal do produto, pois em caso de reclamação ou troca, ela é essencial.

O Procon também alerta sobre a importância de que o consumidor esteja atento ao seu orçamento, para que compre de forma consciente.

De acordo com o órgão, a equipe de fiscalização do Procon de Guarapari estará em operação durante toda esta semana, orientando os comerciantes de produtos infantis e assegurando o direito dos consumidores. Qualquer informação ou denúncia podem ser feitas na sede do Procon, na rua Manoel Lino Bandeira, 523, Muquiçaba ou pelos telefones 3262 5149, 3261 5513 e 3261 7534.

Texto: Sara de Oliveira

*Com informações da CDL e do Procon de Guarapari