Marcas ÍCONES 2020

Economia

Chocolates Garoto: uma relação de amor com o Espírito Santo e os capixabas

A tradicional loja da fábrica oferece uma experiência exclusiva para os consumidores, além de venda dos tradicionais chocolates

Foto: Divulgação

A Chocolates Garoto é uma das maiores fábricas de chocolates do mundo, com mais de 1,3 mil colaboradores diretos. A empresa conta hoje com um portfólio de mais de 70 produtos, entre caixas de bombons, tabletes, ovos de Páscoa e chocolate para uso culinário, como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em mais de 50 países. Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os tabletes familiares com a marca Garoto, os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor. Também oferece versões em sorvetes e picolés de algumas das suas principais marcas.

Nos últimos anos, a Garoto fez importantes investimentos para lançar produtos e tornar seu portfólio ainda mais completo, com opções como o Talento Terruá (chocolate orgânico), Talento Recheado Limão (primeiro chocolate branco recheado da marca), Tablete Garoto Churros, Tablete Garoto Pop (une o doce com salgado, com chocolate ao leite e milho) e Baton Buttons (botões de chocolate ao leite ou branco).

“Ser uma marca ícone, para nós, significa um cuidado especial com nossa atuação, nossos parceiros, nossos consumidores e colaboradores. Na Garoto, por exemplo, temos uma relação de longa data e de muito amor com o Espírito Santo e com os capixabas. Nossa história está ligada à história local. Por isso, nos dedicamos sempre a produzir com a melhor qualidade e responsabilidade, em um trabalho que vai desde o campo até o dia a dia do consumidor”, destaca o vice-presidente de Confectionary da Nestlé & Gerente Geral da Chocolates Garoto, Liberato Milo.

Segundo ele, essas são ações que começam com o apoio ao desenvolvimento rural e à produção cuidadosa de cacau capixaba, perpassa modos de produção modernos e sustentáveis, contempla a capacitação de colaboradores, a geração de oportunidades de trabalho para a população local e chega até o consumidor por meio de produtos deliciosos e de experiências incríveis. Além, é claro, de as ações da empresa estimularem a economia, o turismo, o esporte e o desenvolvimento do Espírito Santo. Trabalho que é comunicado e reconhecido pelo seu público.

“Nosso foco está totalmente voltado para nossos consumidores, para entender e acompanhar suas necessidades. E sermos apontados entre as marcas ícones demonstra que estamos no caminho certo em nossa jornada, que construímos com muita dedicação e compromisso, junto com o Espírito Santo e com os capixabas.”

Fundada há mais de 90 anos, a Garoto é uma marca genuinamente brasileira e capixaba, que sempre teve uma relação muito próxima com seus públicos, tanto que os próprios consumidores escolheram o nome “Garoto”. A marca tem uma grande tradição e, ao mesmo tempo, investe constantemente para se renovar e atender às pessoas com opções cada vez mais completas e acompanhando as novas necessidades de seus consumidores. Ao longo dos anos, a companhia apostou em muitas novidades que envolvem desde o relacionamento com o consumidor, passando por inovações de produtos, novas tecnologias de produção e ações de desenvolvimento rural e fomento ao turismo local. Nessa última frente, a companhia tem um importante papel para o cenário turístico capixaba, já que o complexo com Chocotour, loja e Museu Garoto é o segundo maior ponto de visitação do estado, recebendo cerca de 300 mil visitantes por ano.

A tradicional loja da fábrica oferece uma experiência exclusiva para os consumidores, com ambientação especial, além de venda dos tradicionais chocolates e itens presenteáveis, entre outros. Ela também está aberta ao público, com possibilidade de compra on-line e retirada na fábrica em até duas horas, por meio do aplicativo Shipp.

Neste cenário tão desafiador e diferente para todos que está sendo este momento de pandemia, todas as ações da Garoto estiveram sempre concentradas em apoiar as pessoas. “Nossas prioridades foram garantir a saúde e o bem-estar de todos os nossos colaboradores e garantir o abastecimento regular em todo o país, visto que temos uma grande responsabilidade na alimentação das famílias brasileiras. Trabalhamos incansavelmente para manter nossos funcionários, parceiros de negócios e as comunidades onde operamos em segurança e com saúde. Além de nossos rígidos padrões habituais de higiene, implementamos medidas de segurança adicionais em nossa fábrica, escritórios e centros de distribuição”, reforça Liberato.

A empresa também seguiu com uma força-tarefa nas áreas de Produção, Supply Chain e Vendas, principalmente, para continuar abastecendo a população com alimentos, bebida e nutrição. Foi reforçada e ampliada, ainda, a atuação em canais de e-commerce e vendas on-line. As novas necessidades do consumidor não foram deixadas de lado, com a empresa se movimentando para atendê-las, pensando, por exemplo, em chocolates em tamanhos maiores, para consumo em família, e produtos para preparo de receitas em casa (gotas forneáveis, coberturas, chocolates em pó). No início da pandemia, foram realizadas também importantes doações, como a distribuição de mais de 10 mil máscaras e a doação de mais três mil ovos Páscoa para instituições de saúde de Vila Velha e região.

“A responsabilidade com tudo o que fazemos e produzimos sempre foi nossa premissa. Todas as nossas operações são pautadas no respeito e na sustentabilidade do que fazemos, em um cuidado que vem desde o campo (com a preocupação da rastreabilidade de nossa matéria-prima), passa por nossas fábricas e chega ao consumidor, por meio de ações como embalagens mais sustentáveis e recicláveis, entre outras. São frentes em que já atuamos há muito tempo e estamos intensificando nos últimos anos”, atesta o executivo.

De acordo com ele, a comunicação é fundamental para manter a conversa e o diálogo abertos com os consumidores, ouvindo e entendendo quais são suas demandas, como eles se relacionam com a marca e como ela pode atendê-los. Nos últimos anos, por exemplo, a Garoto está “rejuvenescendo” tanto sua forma de comunicação quanto seu apelo visual e posicionamento, para atender as gerações Z e millenials, unindo tradição e inovação.

Agora, a empresa está totalmente confiante para a retomada. “Anunciamos, por exemplo, o nosso plano de investimentos de cerca de R$ 200 milhões em nossas operações para 2020 e 2021. Os investimentos serão direcionados para frentes que vão desde o lançamento de novos itens de portfólio, todos feitos com cacau 100% brasileiro, até a modernização e ampliação da unidade da companhia em Vila Velha. A planta local vai receber um novo prédio para abrigar duas novas linhas de produção. Com o início dessas operações, previsto para o primeiro semestre de 2021, vamos gerar 70 novos postos de trabalho. Iniciamos, também, a produção de nossos itens de Páscoa, uma data para a qual temos muitas expectativas. Com isso, também geramos vários postos de trabalho temporário, que contribuem para aumentar a empregabilidade e renda da população local”, comenta Liberato.

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