Economia

5º Folha Business: Empresário que criou império no ramo de aluguel de carros é destaque no evento

Salim Mattar irá participar de um painel do encontro desta sexta-feira (15) em que enfoca a participação do setor privado na construção de um país próspero

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Google Images
Empresário Salim Mattar, fundador da Localiza, é um dos convidados do "Encontro Folha Business", que acontece nesta sexta-feira (15), no Centro de Convenções de Vitória

Um dos maiores patrocinadores do pensamento liberal econômico do Brasil é destaque da quinta edição do Encontro Folha Business, que acontece nesta sexta-feira (15), no Centro de Convenções de Vitória. O empresário Salim Mattar, 72 anos, co-fundador da Localiza, participa de um painel do evento a partir das 10h20. 

Ele com os empresários Wilson Poit, fundador da Poit Energia, e Claudia Elisa Soares, conselheira administrativa da Tupy SA, abordam sobre como o setor privado pode construir um país mais próspero. A mediação será de Fernando Cinelli, fundador e presidente da Apex Partners. O público poderá acompanhar o evento na capa do jornal online Folha Vitória e também no Facebook do jornal.

Segunda a estimativa da revista Forbes de 2016, Salim Mattar tem uma fortuna avaliada em R$ 1 bilhão. Descendente de libaneses, cresceu com a ideia de que deveria abrir o próprio negócio. Em 1973, com o amigo Antônio Carlos Brandão Resende, fundou a Localiza, empresa de aluguel de automóveis.

Leia também: Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participa do 5º Encontro Folha Business nesta sexta-feira

De uma frota composta de seis fuscas, a empresa cresceu para se tornar a maior em locação de veículos da América Latina. No primeiro trimestre de 2020, a Localiza contava com 241.219 veículos disponíveis. A companhia gerou outras três empresas: Localiza Gestão de Frotas, Localiza Franchising e a Localiza Seminovos.

Atuação no setor público

Em 2018, o empresário deixou o comando da empresa para fazer parte do governo federal. Ele foi convidado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para chefiar a Secretaria Geral de Desestatização. 

A principal missão era privatizar 700 empresas estatais, entre elas os Correios e a Telebras. Estava no radar do então secretário privatizar também o Banco do Brasil, Caixa e Petrobras.

Os planos da secretaria eram de arrecadar R$ 1 trilhão com as privatizações e venda da participação de estatais em empresas privadas. 

A agenda de desestatização foi interrompida pela pandemia de coronavírus. Mattar deixou a secretaria em 11 de agosto, alegando desgaste já que as pautas não evoluíram. 

Encontro Folha Business

O Encontro Folha Business chega à sua quinta edição, nesta sexta-feira (15), e desta vez contará com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM). O evento será realizado a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Vitória.

Além de Rodrigo Pacheco, o 5º Encontro Folha Business terá a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e dos empresários Salim Mattar, fundador da Localiza; Maely Filho, CEO da MedSenior; Brunella Bumachar, fundadora da Multivix; Wilson Poit, fundador da Poit Energia; Francisco Carvalho, fundador da TImenow; e Claudia Elisa Soares, conselheira administrativa da Tupy SA.

O evento, realizado em parceria entre a Apex Partners e a Rede Vitória, é reconhecido como o ponto de encontro de executivos e sócios das principais empresas do Espírito Santo e os principais tomadores de decisão da iniciativa pública e privada. 

Reprodução
Reprodução
Reprodução

O primeiro painel será às 9h10, com o tema "Do Espírito Santo para o Brasil: a trajetória dos grandes empresários capixabas". Ele contará com a participação de Maely Filho, Francisco Carvalho e Brunella Bumachar, com mediação de Ricardo Frizera.

Às 10h20, Salim Mattar, Wilson Poit e Claudia Elisa Soares falam sobre como o setor privado pode construir um país mais próspero. A mediação será de Fernando Cinelli, fundador e presidente da Apex Partners.

Rodrigo Pacheco e Renato Casagrande fazem o último debate do evento, a partir das 11h10. O tema será "As pautas prioritárias do Congresso Nacional para o progresso do Brasil e Espírito Santo". O mediador será Luan Sperandio, editor-chefe da Apex Partners e colunista em Data Business.


Pontos moeda