Economia

Espírito Santo investe em infraestrutura para tornar o estado referência em inovação

A industria participa de 31,1% do PIB capixaba e o setor busca, junto ao poder público e à academia, conectar boas práticas ao mercado do Espírito Santo

Wing Costa

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels

A presença das empresas na internet deixou de ser tendência e passou a ser imperativo para buscar novos negócios. O Espírito Santo aparece em 16º no Ranking de Competitividade dos Estados no quesito inovação. Esse número é refletido, por exemplo, na utilização de meios digitais como páginas na internet e em redes sociais por micro e pequenas empresas capixabas. Apenas uma a cada quatro MPEs possuem página na internet. Já 43% tem apenas uma página no Facebook, e 69% se comunicam com clientes pelo WhatsApp.

O Espírito Santo é também o sétimo Estado com maior percentual de empreendedores em que o negócio tem uma página na internet. Perdendo para São Paulo (37%), Santa Catarina (35%), Paraná (29%), Rio Grande do Sul (29%), Distrito Federal (28%), e Rio Grande do Norte (26%).

Diante desta realidade, há movimentação de entidades públicas e privadas para mudar os números e tornar o Espírito Santo referência em inovação do setor produtivo no Brasil, é o que explica o secretário de estado de desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo.

"Trabalhamos no ano de 2017 com o projeto 'Sinapses da Inovação' e agora agregamos um novo produto, um fundo de investimento para Mobilização Capixaba pela Inovação. O fundo mobiliza atores setor produtivo, público e academia com o objetivo de transformar o Espírito Santo nessa referência", conta.

O fundo citado pelo secretário é o Funcitec/MCI, lançado pelo Governo do Estado em parceria com lideranças do setor produtivo e da academia. Os recursos serão recolhidos junto às empresas que aderiram a programas de incentivo do Governo Estadual, iniciativa articulada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes), pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades).

A previsão é que o fundo recolha cerca de R$ 80 milhões, destinados a projetos selecionados por meio de editais, avaliados por um comitê misto, coordenado pelo Governo. Participam: Findes; Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); Universidade Vila Velha (UVV); secretarias estaduais de Desenvolvimento (Sedes), Agricultura (Seag), Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); Sincades; e movimento Espírito Santo em Ação.

Plugue-se

Outra iniciativa que soma-se ao movimento é o evento Plugue-se, promovido pelo Sebrae-ES. Os encontros acontecem desta segunda-feira (19) até o próximo dia 30 com palestras, oficinas e workshops. A mobilização apresenta formas de conectar-se ao mundo e pode ser acompanhados de forma online e presencial. As inscrições podem ser feitas pelo site

Pontos moeda