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Redes sociais: o oásis das micro e pequenas empresas do Estado

Com as redes sociais à mão, micro e pequenos empreendedores capixabas veem a forma mais assertiva e de baixo custo para alavancar vendas

Lucas Henrique Pisa

Redação Folha Vitória

Foi-se o tempo em que se precisava ir a uma loja física realizar uma compra. A venda porta a porta, agora é virtual. Os estabelecimentos não estão só nas ruas e shoppings, eles aderiram a web.

O surgimento do e-commerce, o comércio eletrônico, na década de 1990, transformou para sempre a relação empresa e consumidor.

Foto: Creative Commons

Engana-se quem pensa que o comércio eletrônico se restringe a grandes marcas. O e-commerce, há tempos, já é uma realidade nas micro e pequenas empresas. Mas não só em uma relação de compra e venda. A tecnologia é muito usada pelos empreendedores para manter um contato mais próximo com o cliente.

Foto: Reprodução

"A tendência é ter uma relação cada vez mais próxima. O pequeno empreendedor tem que se 'apropriar' da carteira do cliente. Cuidar da experiência que o cliente tem com o negócio. As MPEs não poderão pecar mais no relacionamento com o cliente. O consumidor não compra apenas um produto, mas busca uma experiência com a empresa", afirma a especialista em micro e pequenas empresas do Sebrae-ES, Adriana Rocha.


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Celular: 1ª ferramenta de trabalho

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O celular foi a primeira ferramenta de trabalho da jornalista capixaba Marcelle Desteffani, de 29 anos. Há dois anos, ela também se dedica a um empreendimento que iniciou em parceria com o marido. Através da internet, eles comercializam produtos de moda praia. Hoje o casal administra uma microempresa que conta com a tecnologia como principal aliada.

"Nessa crise o mercado se reinventa. As empresas estão investindo em novos produtos, novas ideias, o que traz mais oportunidades de negócio. Para tornar o processo mais rápido e eficiente, usamos as mídias sociais a nosso favor e toda a comunicação com o cliente, até mesmo o processo de pagamento dos produtos pode ser feito online", conta Marcelle.

Assista como a Marcelle conquista os clientes pelas redes sociais:

Num mercado tão competitivo - até no meio digital - a empreendedora fala das estratégias em se destacar nas redes sociais. "Eu acredito que o Instagram é a principal ferramenta de impulsionamento de vendas, principalmente no meu mercado. As diversas ferramentas que o aplicativo oferece, como vídeos, se bem utilizados podem ser um grande diferencial", completa.

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O casamento perfeito

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Foi justamente focando na experiência com o cliente que, a partir de uma brincadeira, a publicitária Marcela Coelho, de 28 anos, deixou um emprego fixo que tinha em uma agência de publicidade, como redatora, para seguir o tino empreendedor e começar a vender bolos.

"Eu não estava bem no meu emprego. Ele me tomava muito tempo e ganhava pouco. Queria estudar mais e me especializar. Meu noivo falava: 'Marcela, você podia vender esses bolos de tão gostoso que são'. De tanto ele falar, eu comecei a vender. Deu tão certo que estamos no negócio há quatro anos", conta Marcela.

Hoje, a publicitária e o noivo, que é designer, comandam a microempresa. E foi na tecnologia, utilizando as redes sociais, que Marcela viu a forma mais fácil de aumentar as vendas e se aproximar dos clientes.

"No nosso caso, as redes sociais foram fundamentais para conseguirmos nos estabelecer no mercado. Nossas vendas alavancaram depois que entramos no Facebook. Nossos clientes preenchiam um formulário e isso nos ajudava a conhecer mais nosso público. Também patrocinamos publicações. Isso tudo foi essencial para mantermos 'vivos' com tanta concorrência", completa.

Tutorial em vídeo: como usar as redes sociais para vender mais. Assista:

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Em todo o Brasil, 90% das micro e pequenas empresas com acesso às redes sociais utilizam o celular em seus negócios. Já 74% delas, preferem utilizar o computador, e 12% o tablet. No total, 82% das MPEs acessam a internet para impulsionar as vendas e relacionamento com o cliente.

No Espírito Santo, os dados não são diferentes da média nacional: 90% das MPEs utilizam o celular, 74% o computador, e 16% o tablet. No total, 81% acessa a internet.

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Plugue-se

Não importa qual é o porte da sua empresa, ou, o segmento. Estar no meio digital é essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento. Para estimular o debate, o Sebrae-ES promove, entre os dias 19 a 30 de novembro, o Plugue-se. Uma série de palestras com especialistas no meio empresarial e tecnológico, que irão esclarecer dúvidas e apontar soluções para as micro e pequenas empresas capixabas.

O evento é aberto ao público. Acesse o site e verifique em quais palestras ainda há vagas. Também existe a opção de acompanha-las online.

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