Economia

Zurich anuncia dois novos voos no Aeroporto de Vitória e diz que rotas internacionais dependem de demanda

A Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB) assume as operações no local no início de janeiro. Dois novos voos para o Rio de Janeiro foram anunciados pela administradora

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

O Aeroporto de Vitória já tem data marcada para passar a ser administrado pela iniciativa privada. A partir do dia 2 de janeiro de 2020, a empresa Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB), criada pela suíça Zurich Airport, assume as operações no local. No entanto, mesmo já autorizado, ainda não há previsão para voos internacionais no aeroporto da capital capixaba.

De acordo com CEO da ASeB, Matthias Poeter, o trabalho para agregar viagens para outros países, partindo do aeroporto de Vitória, já estão sendo realizados. No entanto, é preciso que haja demanda suficiente para suprir a oferta. “Estamos em contato com as companhias aqui no Brasil e vamos começar em breve trabalhar com empresas internacionais, mas precisamos de demanda. O governo já aprovou a internacionalização do Aeroporto de Vitória e a Gol quer criar uma nova rota para Buenos Aires, na Argentina. Mas, para isso, sempre vai precisar da demanda”, explicou.

Aeroporto internacional

A autorização para a operação de voos internacionais no Aeroporto Eurico Salles de Aguiar, em Vitória, foi publicada na terça-feira (05) no Diário Oficial da União. De acordo com a publicação, assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rafael José Botelho, a operação dos voos internacionais será para transporte de passageiros, bem como para serviços aéreos de carga, públicos e privados.

Os trabalhos de transição para que a empresa assuma a administração do local já estão sendo realizados em parceria com a Infraero, estatal que atualmente administra o aeroporto. Representantes da empresa afirmam que a proposta é melhorar a infraestrutura para pousos e decolagens, além de implantar melhorias nos serviços e atendimentos ao público.

A empresa responsável afirma que não haverá necessidades de grandes investimentos no Aeroporto de Vitória. “Precisamos investir para cumprir com a norma de certificação nacional exigida. Os próximos investimentos que o passageiro vai ver é a troca de sinalização dentro do terminal. A partir do início do ano que vem, vamos trazer uma nova sinalização, mas com a mesma proposta: guiar e melhorar o acesso dos passageiros até o local de embarque”, explicou o CEO da empresa.

Voos para o Rio de Janeiro

Uma das novidades já começa neste mês de novembro. A partir do dia 15, mais dois voos diários partirão do Aeroporto de Vitória com destino ao Rio de Janeiro. A empresa responsável pelas viagens é a Latam. “Os novos voos são parte da responsabilidade da companhia aérea. Nós apoiamos as empresas neste contexto. Trabalhamos em relação para fazer um link do mercado com a companhia e trabalhamos juntos com o Estado a fim de divulgar o potencial turístico da região”, disse Matthias Poeter.

Já o Aeroporto de Macaé vai passar por melhorias mais visíveis e que vão demandar um valor maior de investimentos. Uma das obras, será a construção de uma nova pista para pousos e decolagens. “A empresa gera receita e tem que investir, por exemplo nesta nova pista em Macaé. Não são recursos públicos e sim, privados”, explicou o CEO da empresa.

A ASeB é uma empresa com sede em Vitória, criada pela Zurich Airport para administrar as operações nos aeroportos de Vitória e Macaé por 30 anos. A concessão dos terminais foi arrematada em leilão, realizado em março deste ano, na quinta rodada da Licitação dos Aeroportos.

A Zurich Airports atua no Brasil desde 2012 e já opera os aeroportos internacionais de Belo Horizonte e Florianópolis. Em Vitória, a empresa quer ampliar as operações. Com a reforma concluída em 2018, a capacidade do aeroporto passou de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano.


Pontos moeda