Economia

Região Serrana do ES ganha rota de cafés especiais

O setor cafeeiro de Marechal Floriano ganhou novo atrativo: a visitação, à produção de cafés especiais em seis propriedades

Foto: Divulgação

Na propriedade Black Tucano Coffee Roasters, na localidade de Santa Maria, aconteceu no sábado (20) o lançamento da Rota dos Cafés Especiais.

Com o lançamento desta Rota, o setor cafeeiro de Marechal Floriano ganhou novo atrativo: a visitação, à produção de cafés especiais que promoverá a integração de seis propriedades rurais da cafeicultura da cidade.

Participam desta rota as propriedades Busato Grãos, Café Black Tucano, Café Vale do Huber, Café da Gruta, Café Vale do Eco, Douro Cafés Especiais e Velten Coffee. 

A produção de cafés especiais arábica é uma grande potencialidade em Marechal Floriano, devido à altitude de algumas localidades que chega a 600 metros.

O evento teve como objetivo apresentar a rota e divulgar os cafés especiais produzidos nestas propriedades, bem como incentivar o trabalho dos produtores. 

Os participantes tiveram a oportunidade de degustar os cafés especiais. A Rota dos Cafés Especiais é fruto de uma lei municipal aprovada em 2017, que conta com a realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da prefeitura de Marechal Floriano.

Foto: Divulgação

Participaram da abertura da Rota dos Cafés Especiais em Marechal Floriano, o Presidente da Associação Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do ES, Rodrigo da Silva Dias, o Secretário Estadual de Agricultura, Paulo Foletto, o Subsecretário de Estado de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari, o Deputado Estadual Marcos Mansur, além do Presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi e os Vereadores, Maylson Littig e José Rodolfo Krohling.

O evento contou ainda com a presença de autoridades, lideranças Municipais, dentre eles, a Secretária de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Maria Gorete Pereira Pinto Gehardt, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier e representantes de diversas áreas do Estado, como a Consultora do Sebrae/ES, Patrícia Gonçalves Cangussu, o Diretor-Presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado, os Extensionistas do Incaper, Cesar Abel Krohling e Ubaldino Saraiva.

Pontos moeda