Economia

Banco Central da Rússia anuncia medidas para o setor financeiro

Redação Folha Vitória

Moscou - O Banco Central da Rússia anunciou na quarta-feira medidas para flexibilizar a regulamentação para bancos na tentativa de estabilizar o sistema financeiro nacional, em meio a uma das maiores quedas do rublo na história do país.

O banco central disse que está aumentando para dois anos, de um ano anteriormente, a moratória sobre provisões adicionais para empréstimos a tomadores de crédito com dificuldades, em caso de força maior. A entidade vai permitir que os bancos não façam provisão adicional para empréstimos reestruturados, devido ao movimento das taxas de câmbio.

Para fortalecer os balanços dos bancos, o Banco da Rússia aplicou uma moratória temporária ao reconhecer reavaliações negativas de carteiras de ativos.

A entidade também está permitindo que os bancos utilizem a taxa de câmbio do último trimestre ao liquidar "reivindicações prudenciais de operações de câmbio", disse o Banco da Rússia.

Para aumentar a liquidez de moeda estrangeira no sistema, o Banco da Rússia também vai começar a fornecer empréstimos garantidos por ativos "de fora do mercado" e garantidos por empréstimos em moeda estrangeira.

O regulador disse que, junto com o governo, que vai ajudar os bancos a aumentarem o seu capital em 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda