• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BCE corta projeções para PIB e inflação

Economia

BCE corta projeções para PIB e inflação

São Paulo - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, informou hoje que a autoridade monetária revisou para baixo as estimativas de crescimento da zona do euro em 2014, 2015 e 2016. A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) da região tenha expansão de 0,8% em 2014 (ante previsão anterior de 0,9%), 1,0% em 2015 (ante previsão anterior de 1,6%) e 1,5% em 2016 (ante previsão anterior de 1,9%).

As projeções para inflação também sofreram alteração para baixo, refletindo o impacto da perspectiva de menor crescimento econômico e da queda no preço do petróleo. A autoridade monetária, entretanto, destaca que as estimativas ainda não incorporaram as retrações das últimas semanas no petróleo. "Ao longo dos próximos meses, a inflação anual poderá apresentar novas revisões para baixo, dados os recentes declínios nos preços do petróleo", disse Draghi.

Para 2014, a estimativa de 0,6% de inflação foi reduzida a 0,5%, enquanto para 2015 caiu de 1,1% para 0,7% e, em 2016, baixou de 1,4% para 1,3%.

O presidente do BCE destacou que a autoridade monetária continuará monitorando de perto os riscos decorrentes da variação do petróleo. "Estaremos particularmente vigilantes quanto ao impacto mais amplo da evolução recente dos preços do petróleo sobre as tendências de inflação a médio prazo na área do euro", comentou.