Economia

Bancos da China enfrentam risco de piora na qualidade dos ativos, diz Moody's

Redação Folha Vitória

Pequim - Os bancos chineses enfrentam crescentes riscos como resultado da desaceleração econômica da China, aumentando a alavancagem no sistema bancário do país em um setor financeiro mais interconectado, avaliou em nota a agência de classificação de risco Moody's.

O sistema bancário chinês registra um nível crescente de empréstimos inadimplentes, que estavam em 1,76% do total de empréstimos no fim de setembro deste ano, acima dos 1,67% do fim de 2015 e dos 1,25% do fim de 2014. Além disso, os custos de crédito têm aumentado, segundo a agência.

A deterioração na qualidade dos ativos ocorre em um contexto de desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) e de crescente alavancagem financeira. "Para além disso, outra fonte de risco é o crescente nível de conexão que ocorre entre o sistema bancário firam e o paralelo", disse Sean Hung, analista da Moody's. O sistema bancário paralelo dobrou de tamanho nos últimos cinco anos, com seus ativos equivalendo a 82% do PIB do país no fim de junho de 2016, segundo o economista. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda