Economia

BC da Islândia corta taxa básica de juros de 5,25% para 5%

Redação Folha Vitória

Londres - O Banco Central da Islândia reduziu sua taxa básica de juros de 5,25% para 5%, com a intenção declarada de desacelerar a apreciação da moeda nacional, a coroa islandesa, e impulsionar a inflação na direção da meta de 2,5%.

O BC citou como argumentos para a decisão a recente valorização de 1,5% no câmbio da coroa islandesa, que levou a moeda para acima de sua média projetada para 2017. A coroa tem se valorizado ao longo deste ano ante o euro, que recua 16% contra a moeda islandesa desde janeiro.

A Islândia está em um estágio delicado de uma recuperação econômica, desde que sofreu uma dura crise financeira em 2008. O crescimento econômico ganha ritmo e ficou em 4,7% no terceiro trimestre. Com isso, a manutenção da taxa de juros em patamar muito baixo poderia gerar bolhas em alguns ativos.

Ainda assim, se o banco central elevar as taxas de juros muito rapidamente para desacelerar a economia, isso poderia levar a um movimento forte de entrada de investimento estrangeiro, o que por sua vez valorizaria a coroa islandesa em um ritmo capaz de desestabilizar a economia. Uma moeda mais forte torna as importações mais baratas, reduzindo a pressão inflacionária. A taxa de inflação no país ficou em 2,1% em novembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda