Economia

Bundesbank eleva projeções de crescimento da Alemanha para 2016 e 2017

Redação Folha Vitória

Frankfurt - O Banco Central da Alemanha, ou Bundesbank, elevou hoje suas projeções de crescimento do país para este e o próximo ano, uma vez que as famílias continuam consumindo em meio a um mercado de trabalho forte e ao avanço na renda pessoal.

Em relatório semestral, o BC alemão agora prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da maior economia da Europa terá expansão de 1,8% tanto em 2016 quanto em 2017. Em junho, a projeção do Bundesbank era de crescimento de 1,6%.

Já no caso de 2018, a instituição reduziu sua previsão de alta do PIB, de 1,7% para 1,6%. Para 2019, que aparece pela primeira vez no documento, a expectativa é que o avanço da economia desacelere um pouco, para 1,5%.

"A economia da Alemanha está numa sólida trajetória de alta", comentou o Bundesbank. "A principal fonte de crescimento é a pujante demanda doméstica, que está sendo impulsionada pela situação positiva do mercado de trabalho e pela crescente renda das famílias."

Quanto à inflação, o BC alemão elevou sua previsão para a taxa anual deste ano em 0,1 ponto porcentual, a 0,3%, mas reduziu a de 2017 na mesma proporção, a 1,4%. A projeção para 2018 e 2019 é de inflação de 1,7% e 1,9%, respectivamente, com a aceleração nos dois anos atribuída a um esperado avanço nos custos de mão de obra. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda