Economia

Busca por imóvel para alugar supera a procura para aquisição

Os números do mês de novembro apontam para um aumento cerca de 60% maior para buscas por locação em comparação com a intenção de compra

Redação Folha Vitória
. O mesmo cenário se dá para o levantamento anual, quase 50% das buscas foram a mais por locação Foto: Divulgação

São Paulo - Levantamento mostra que a procura por aluguel supera a de buscas pela casa própria. Os números do mês de novembro do portal Imovelweb, que tem uma de mais de 2 milhões anúncios mensais, apontam para um aumento cerca de 60% maior para buscas por locação em comparação com a intenção de compra. O mesmo cenário se dá para o levantamento anual, quase 50% das buscas foram a mais por locação.

O motivo para esse quadro é a crise econômica. "Conquistar a casa própria ainda é o maior sonho das pessoas, mas sabemos que, por conta da instabilidade econômica que o País passa, a situação é de cautela, como o de adquirir um apartamento. Nossos números apontam essa inversão no comportamento dos usuários que, por conta do momento, preferem locação à compra de imóveis, diferente do cenário que estávamos acostumados a vivenciar, onde a maioria das buscas se dava mais pelas boas oportunidades para conquista do apartamento próprio", disse Mateu Cuadras, presidente do Imovelweb.

Para Cuadras, este cenário está longe de ser negativo. "Esse movimento pode ser positivo para o setor, pois é um bom momento para investidores que pretendem aplicar seu capital e ter rentabilidade com os imóveis", afirmou.

Pontos moeda