Economia

Focus indica expectativa por 6 cortes seguidos de 0,50 ponto porcentual da Selic

Redação Folha Vitória

Brasília - A abertura dos dados do Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira, 12, mostra que os economistas esperam uma sequência de seis cortes consecutivos da Selic (os juros básicos da economia) a partir de janeiro de 2017. Com isso, a taxa, que atualmente está em 13,75% ao ano, chegaria a 10,75% ao ano em setembro.

Depois disso, pelas projeções do mercado, a Selic ainda cairia mais 0,25 ponto porcentual em outubro, para 10,50% ao ano, e terminaria 2017 neste patamar.

Nas duas últimas reuniões de política monetária, em outubro e novembro deste ano, o BC cortou a Selic em apenas 0,25 ponto porcentual. A postura é alvo de críticas por parte do mercado financeiro e do próprio governo, já que a redução mais rápida da taxa básica é vista como um dos fatores que pode contribuir para a recuperação da economia.

Na última semana, porém, o próprio BC passou indicações de que, em janeiro de 2017, o corte da Selic pode ser maior - como projetam os economistas que contribuem para o Focus.

Pontos moeda