Economia

Bundesbank prevê que PIB alemão crescerá 2,6% em 2017 e 2,5% em 2018

Redação Folha Vitória

São Paulo - A economia da Alemanha atravessa um período de forte recuperação, segundo relatório semestral divulgado hoje pelo banco central alemão, o Bundesbank.

Na avaliação do Bundesbank, o setor manufatureiro apresenta crescimento dinâmico, impulsionado por vigorosa demanda externa, e a tendência de alta dos investimentos de empresas se mantém. Além disso, o consumo das famílias e os gastos em moradias continuam sendo beneficiados pelas excelentes condições do mercado de trabalho.

"Veremos um ritmo subjacente persistentemente forte de crescimento econômico não apenas no último trimestre de 2017 e no primeiro de 2018, mas também no restante de 2018, período durante no qual a economia alemã crescerá de forma robusta", afirmou o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, no documento.

Por outro lado, essa melhora generalizada se aproxima cada vez mais de uma fase de maturidade, o que significa que o crescimento deverá desacelerar no médio prazo, de acordo com o Bundesbank.

Neste contexto, economistas do Bundesbank preveem que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha crescerá 2,6% este ano e 2,5% no próximo. Para 2019 e 2020, no entanto, a projeção é de que a taxa de expansão diminuirá para 1,7% e 1,5%, respectivamente.

Pontos moeda