Economia

Cachoeiro de Itapemirim recebe nota máxima em capacidade de pagamento pelo Tesouro Nacional

A avaliação máxima pelo Tesouro Nacional confere a Cachoeiro condições para contratação de operações de crédito com garantia da União.

Foto: Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim recebeu nota "A" em avaliação da capacidade de pagamento (capag) por parte da Secretaria do Tesouro Nacional.

A avaliação máxima pelo Tesouro Nacional confere a Cachoeiro condições para contratação de operações de crédito com garantia da União.

Pela atual metodologia da Capag, em vigência há um ano, a classificação de estados, distrito federal e municípios é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez.

O indicador de endividamento é calculado pela relação entre dívida consolidada bruta e receita corrente líquida. A poupança corrente busca verificar se o ente está poupando o suficiente para absorver um eventual crescimento das suas despesas correntes acima do aumento das receitas correntes.

Por fim, o índice de liquidez verifica se o ente tem um volume de recursos em caixa suficiente para honrar as obrigações financeiras já contraídas.

“Alcançamos a nota 'A' nos três indicadores, o que demonstra que temos primado por uma gestão fiscal responsável e sustentável”, avalia o secretário de Fazenda de Cachoeiro, Rogélio Amorim.

Pontos moeda