Economia

Combustível vendido no Espírito Santo apresenta pior qualidade do país em boletim da ANP

O boletim faz parte de um programa de monitoramento, que acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O combustível vendido no Espírito Santo apresenta a pior qualidade do país. A informação é da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com base em um boletim de monitoramento da qualidade dos combustíveis. No mês de outubro, o estado ficou com 92,2% de percentual de manutenção de qualidade de combustível, o pior resultado do Brasil.

Das 21 grandes regiões pesquisadas, o Espírito Santo ficou em último lugar no ranking de qualidade do óleo diesel, com  88,2%. O segundo pior índice foi no estado do Amapá (90%), seguido de Alagoas (90,2) e Bahia (94,9).

O etanol vendido aos capixabas também está entre os piores do país. O índice de conformidade no mês de outubro foi de 91,2%, ficando atrás apenas do Paraná, que apresentou 86% no boletim. Ou seja, o penúltimo no ranking.

Entre os três combustíveis, a gasolina foi o que apresentou melhor resultado, com índice de 97,4% no mês de outubro. Com isso, a gasolina no Estado foi a 14ª no quesito qualidade no país.

Procurado pelo jornal online Folha Vitória, o Sindipostos-ES afirmou que o índice de conformidade do Espírito Santo é, historicamente, um dos melhores do Brasil e, embora os dados referentes ao mês de outubro demonstrem uma situação diferente, a pesquisa realizada pela ANP não diz que existem problemas no combustível comercializado no estado de uma forma generalizada. Veja a nota na íntegra: 

"Segundo a pesquisa, a cada 10 amostras, menos do que uma estava não conforme. Ou seja, a esmagadora maioria das amostras estava conforme, segundo a ANP.

Cabe ressaltar que muitas destas não conformidades não representam, necessariamente, problemas de qualidade e também estão fora do alcance do controle do revendedor. Elas podem ocorrer antes mesmo de chegar aos postos ou não serem possíveis de identificação pelo posto ou distribuidora.

Se há agentes se utilizando de práticas ilegais visando obter lucros abusivos e vantagem concorrencial, eles devem ser punidos exemplarmente. O Sindipostos-ES defende que as fiscalizações sejam mantidas e intensificadas para combater práticas que lesem o consumidor e os cofres públicos e que permitam a concorrência predatória em prejuízo dos empresários que atuam dentro da lei e das regras de um mercado livre e saudável."

Monitoramento
O Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis (PMQC) acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil com a finalidade de identificar a existência de produtos que não atendem às especificações técnicas determinadas pela ANP.

Dentre os principais objetivos está a identificação de focos de não conformidade, visando orientar e aperfeiçoar a atuação da área de fiscalização do abastecimento da Agência. Além de apoiar as ações de fiscalização da ANP, o PMQC também serve como gerador de subsídios para ações dos Ministérios Públicos, Procons e Secretarias de Fazenda que firmam convênios com a ANP.




Pontos moeda