Economia

Comércio capixaba pode deixar de faturar R$ 300 milhões com feriados de 2019. Entenda!

Datas tendem a impulsionar o setor de turismo, gerando resultados positivos para a economia local

Foto: EBC

O ano de 2018 está chegando ao fim e as pessoas já se planejam de olho no calendário 2019. No entanto, no próximo ano, a incidência de feriados em dias úteis será menor que neste ano. Apesar disso, enquanto uns celebram os dias a mais de descanso, para alguns setores da economia a ocorrência dessas datas tem um preço. Em 2019, estão previstos oito feriados nacionais em dias úteis, sendo que uns cairão na terça ou quinta-feira o que abre a possibilidade de “emendar” o feriado. 

 A estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) prevê que o comércio capixaba deixe de faturar aproximadamente R$ 300 milhões, considerando os 8 dias de feriados como 8 dias úteis completamente parados.

Este é o valor máximo aproximado que deixa de ser produzido no comércio capixaba, refletindo na arrecadação de tributos e na renda da população. O número não leva em consideração os demais dias em que o movimento cai em função do prolongamento do feriado e a possibilidade de funcionamento de parte dos estabelecimentos.

A ocorrência de feriados prejudica a maioria das atividades. No caso do comércio, a movimentação de pessoas diminui consideravelmente e, com algumas exceções, como supermercados, farmácias e shoppings, as lojas permanecem fechadas. Além disso, os segmentos que optam por abrir no feriado têm seus custos operacionais aumentados, chegando a representar 100% a mais em relação a um dia normal de trabalho.

Do lado dos colaboradores do comércio também há perdas, pois boa parte recebe comissões e com as lojas fechadas ou mesmo com a queda do movimento os prejudica. O prejuízo varia conforme o segmento de cada loja, os salários e gratificações pagos aos colaboradores e a localização de cada estabelecimento.

Turismo

Por outro lado, os feriados prolongados tendem a estimular o setor do turismo e gerar resultados positivos para as cidades turísticas. O cenário atual da economia mostra uma procura maior por destinos turísticos nacionais e as viagens mais curtas tendem a ser favorecidas.

Para esse setor, os feriados se traduzem em oportunidades. O Espírito Santo está localizado em uma região privilegiada, próximo aos principais emissores de turistas (MG/RJ/SP) e é rico em atrativos distribuídos nas dez Regiões Turísticas. Assim, com essa possibilidade de maior circulação de turistas, poderá haver um incremento no turismo refletindo também no comércio nessas regiões.

Pontos moeda